Aveia, Trigo e Cevada

Paraná finaliza plantio de trigo e persegue safra recorde em 2015

O Paraná, principal produtor brasileiro de trigo, finalizou na última semana o plantio do cereal e conta com a regularização das condições climáticas para concretizar a previsão de uma safra recorde, mostraram nesta terça-feira dados do Departamento de Economia Rural (Deral), do governo do Estado


Publicado em: 31/07/2015 às 19:30hs

Paraná finaliza plantio de trigo e persegue safra recorde em 2015

A área semeada atingiu 100 por cento, ante 98 no relatório semanal anterior.

A condição das lavouras, contudo, teve uma ligeira piora, para 81 por cento "boa" e 18 por cento "média", ante 85 por cento "boa" e 14 "média" na semana anterior.

"A princípio, não é para termos problemas muito graves de qualidade", disse o especialista em trigo do Deral Carlos Hugo Godinho.

Segundo ele, chuvas registradas em semanas recentes no Paraná poderão ter um impacto marginal no volume a ser colhido.

"O grão deverá ser bom, mas a planta não é de qualidade excelente. Podemos ter casos pontuais de perda de produtividade", afirmou.

O Deral reafirmou na semana passada sua projeção de uma safra recorde no Paraná, de 3,96 milhões de toneladas de trigo em 2015, volume muito semelhante ao previsto em junho.

Segundo Godinho, o clima ideal a partir de agora seria de poucas chuvas, uma vez que o solo já tem um bom estoque de umidade.

"Se for seco daqui até o final da safra, ninguém vai reclamar", disse ele.

Na quarta-feira, uma nova frente fria se aproxima do Rio Grande do Sul, mas ela não deverá afetar as condições do tempo no Paraná, que permanecerão estáveis, sem chuva e com baixos índices de umidade.

"Os dias seguintes mantêm a condição de tempo seco, e pelo menos até o início da próxima semana não há condição de chuvas significativas no Paraná", informou o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), ligado à Universidade Federal do Paraná.

Fonte: Reuters

◄ Leia outras notícias