Olá, Visitante Entre Cadastre-se EAD

Portal do Agronegócio

PAP 2017/18: Cooperativistas do PR participam de debate na Câmara sobre efeitos das medidas para o setor

O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, diretores da entidade e presidentes de cooperativas agropecuárias paranaenses participaram, juntamente com lideranças cooperativistas de outros estados, da audiência pública realizada, na manhã desta quarta-feira (12/07), pela Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados com o propósito de discutir como minimizar os impactos do Plano Agrícola e Pecuário 2017/2018 (PAP 2017/18) para o cooperativismo brasileiro. Na oportunidade, o presidente do Sistema OCB, Mário Lopes de Freitas, apresentou os pontos que estão afetando negativamente o setor. Ao final de sua participação, ele destacou: "Queremos a retomada das condições dos planos anteriores". Ainda de acordo com Freitas, as cooperativas desejam continuar participando da construção das medidas, como já vinha ocorrendo há 40 anos.

Alteração - O PAP 2017/18 foi lançado em junho pelo governo federal e passou a vigorar no início deste mês, trazendo uma alteração estrutural no desenho histórico das políticas públicas voltadas ao cooperativismo agropecuário, sem a preocupação de estabelecer uma transição para os próximos anos.

Rubricas - Dentre os problemas mais graves está, por exemplo, a questão das rubricas de comercialização e industrialização retiradas dos recursos obrigatórios, o que resultará em elevação dos custos financeiros de, pelo menos, 50% a mais, se comparadas com a taxa de crédito rural em vigência, de 8,5% ao ano. Também, a operacionalização dos financiamentos para as cooperativas.

Presenças - A audiência, requerida pelos deputados Valdir Colatto e Sérgio Souza, contou com o apoio das Frentes Parlamentes do Cooperativismo (Frencoop) e da Agropecuária (FPA) e teve ainda a presença do chefe do Departamento de Regulação, Supervisão e Controle das Operações de Crédito Rural e do Proagro, representando o presidente do Banco Central, Cláudio Filgueiras; do diretor do Departamento de Crédito e Estudos Econômicos da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Wilson Vaz de Araújo; do secretário-adjunto de Política Agrícola e Meio Ambiente substituto, Francisco Erismá; do Secretário de Política Agrícola da Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (Contag), Antoninho Rovaris, e do secretário de Estado da Agricultura e Abastecimento do Paraná, Norberto Ortigara.

Reunião prévia e Funrural - Antes de participar dos debates sobre o PAP na Câmara, os cooperativistas fizeram uma reunião prévia, iniciada às 8h30, na sede da OCB, em Brasília. Às 10h, eles discutiram questões relativas ao Funrural com o presidente da Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados, Sérgio Souza.

Imprensa:
Enviar matéria
Data de Publicação: 17/07/2017 às 14:40hs
Fonte: Imprensa da OCB
◄ Leia outras notícias
Portal do Agronegócio © Copyright 2013 Portal do Agronegócio. Desenvolvido por: