Agricultura Familiar

PAA gera oportunidade de renda para agricultores familiares do Vale do Jequitinhonha

Emater-MG orienta produtores para participarem do programa


Publicado em: 08/05/2018 às 16:40hs

PAA gera oportunidade de renda para agricultores familiares do Vale do Jequitinhonha

Produtores de oito municípios do Vale do Jequitinhonha estão tendo uma boa oportunidade de comercialização de seus produtos. Eles foram selecionados para participar do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Para isso os agricultores contaram com a orientação da Emater-MG. 

Cento e setenta e quatro agricultores familiares dos municípios de Almenara, Felisburgo, Itaobim, Itinga, Jequitinhonha, Joaíma, Jordânia e Santo Antônio do Jacinto estão sendo beneficiados. As famílias foram selecionadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agrário (Seda) e Emater-MG.

As famílias fornecem para o programa uma grande variedade de produtos, como mandioca, cebolinha, abobora, feijão, alface, couve, cenoura e beterraba. O contrato é anual e cada produtor deve receber um total de R$ 6.500,00.

Segundo a coordenadora Técnica da Emater-MG, Josilaine Ferreira Lopes, o PAA é fundamental para “incentivar a geração de renda na agricultura familiar e a inclusão produtiva”.

Participando pela primeira vez do PAA, o agricultor familiar Rogério Dias Paulista, do município de Almenara, já pensa em ampliar a produção de hortaliças. “Eu quero cultivar novas variedades”, diz. Além de hortaliças, o produtor também fornece frutas como banana e acerola. Com o programa, Rogério conseguiu mais uma oportunidade de comercialização além da feira livre do município. “ Com o PAA, nós temos a garantia de venda de nossos produtos e uma renda extra”, afirma.

PAA

Criado em 2003, o PAA é uma ação do governo federal para fortalecer a agricultura familiar. O programa utiliza mecanismos de comercialização que favorecem a aquisição direta de produtos de agricultores familiares ou de suas organizações, estimulando os processos de agregação de valor à produção.

O programa é do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que adquiri os produtos e depois doa para as instituições cadastradas no programa, como escolas públicas, creches, asilos e instituições assistenciais. Para a execução do PAA em Minas Gerais, o MDS conta com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agrário (Seda), Emater-MG e prefeituras.

As atribuições da Emater-MG no PAA são bem amplas e abrangem desde a assistência técnica, mobilização de agricultores, emissão da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP), orientação e elaboração de projetos até capacitação dos agricultores em boas práticas de produção.

Para aderir ao programa, os produtores devem apresentar, entre outros documentos, a DAP. Os interessados em fornecer alimentos para o PAA devem procurar o escritório da Emater-MG em seu município.

Fonte: Emater-MG

◄ Leia outras notícias