Pastagens

Opções de forrageiras e criação de terneiras em estacas são destaques da Embrapa Pecuária Sul na Expoagro Afubra

Na edição de 2017 da Feira, a Embrapa Pecuária Sul levará ao público quatro opções de cultivares de leguminosas e gramíneas, desenvolvidas pela Embrapa e que já estão disponíveis para o produtor


Publicado em: 23/03/2017 às 09:45hs

Opções de forrageiras e criação de terneiras em estacas são destaques da Embrapa Pecuária Sul na Expoagro Afubra

Na edição de 2017 da Feira, a Embrapa Pecuária Sul levará ao público quatro opções de cultivares de leguminosas e gramíneas, desenvolvidas pela Embrapa e que já estão disponíveis para o produtor. Durante a feira será apresentada também a cria de terneiras em estacas, programa que vem sendo realizado, com sucesso, com as terneiras de leite na Embrapa de Bagé, há 13 anos. A Expoagro acontecerá entre os dias 21 a 23 de março, no município de Rio Pardo (RS). 

Poderão ser conferidas na Feira oito parcelas plantadas com as cultivares de leguminosas e a gramínea BRS Estribo de capim-Sudão. Estas forrageiras foram lançadas recentemente e são recomendadas para formação de pastagens cultivadas consorciadas e para sobressemeadura em pastagens naturais na região sul do Brasil. As quatro cultivares foram desenvolvidas a partir de um convênio firmado entre a Embrapa, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e a Associação Sul-brasileira para o Fomento de Pesquisa em Forrageiras (Sulpasto).

Uma das leguminosas que serão apresentadas é a BRS URS Entrevero de trevo-branco, que poderá ser conferida em uma das parcelas. Esta cultivar é recomendada para sobressemeadura em campos naturais e consórcios com gramíneas forrageiras de inverno em áreas mais baixas, planas e com bom teor de umidade. Em outra parcela, estará a cultivar URS BRS Posteiro de cornichão, recomendada para sobressemeadura em campos naturais e consórcios com gramíneas forrageiras de inverno em áreas mais altas e bem drenadas de toda a região sul do Brasil.

A terceira cultivar apresentada, BRS Piquete de trevo-vesiculoso, também poderá ser visualizada. Esta leguminosa também é recomendada para áreas mais altas e bem drenadas e por ser anual, pode ser mais facilmente utilizada para compor sistemas de integração lavoura-pecuária. Em sistema de consórcio em outra parcela, estarão novamente as cultivares URS BRS Posteiro de cornichão e BRS URS Entrevero de trevo-branco. Esta é uma opção que alia duas espécies com teores de proteína e energia diferenciados.

Também durante a feira, os visitantes poderão conhecer mais detalhes da cultivar BRS Estribo de capim-sudão, à mostra em outras quatro parcelas. A cultivar desta gramínea foi lançada comercialmente há quatro anos, e está tendo boa aceitação no mercado, sendo uma nova opção de forrageira de verão para os pecuaristas da região Sul. Em experimentos realizados na Embrapa Pecuária Sul, os resultados com animais mostram que esta planta forrageira pode ser utilizada sob pastejo rotacionado e pastejo contínuo, sendo possível alcançar bons índices em termos de produção animal, quando bem manejada.

Para atendimento ao público estarão presentes a pesquisadora da área de manejo de pastagens da Embrapa Márcia Silveira e o analista e engenheiro agrônomo Marco Antônio Karan Lucas. Eles estarão à disposição dos produtores para tirar dúvidas sobre implantação, manejo e consorciação destas forrageiras e também as sobre suas características nutricionais.

Terneiras em estacas - Iniciado em 2003, após a adaptação de um programa semelhante usado no Uruguai, o sistema de Cria de Terneiras em Estacas, que vem sendo usado há mais de uma década pelo Centro de Pesquisa de Bagé, preconiza o acompanhamento destes animais pelos seus próximos 60 dias, período em que elas recebem maiores cuidados, sendo mantidas presas por cordas em estacas, separadas umas das outras.

Durante os primeiros dois meses as terneiras são estimuladas para desenvolverem mais precocemente o rúmem, permitindo o desaleitamento mais rápido. Isso é feito com a introdução de concentrado, além de água e leite, após a primeira semana, e feno de qualidade após a 2ª semana. “Observamos consumo maior de alimentos sólidos com reflexo no ganho de peso, em média 28% maior nas terneiras criadas em estacas, além de índices menores de incidência de diarreia”, aponta a pesquisadora Renta Suñé, responsável pela atividade e que também estará presente na Feira para atender ao público.

Fonte: Embrapa Pecuária Sul

◄ Leia outras notícias