Aquicultura e Pesca

O universo da aquacultura na 58ª Exposição Estadual Agropecuária

Programação prevê cursos, exposição e concurso de peixes ornamentais


Publicado em: 21/05/2018 às 13:40hs

O universo da aquacultura na 58ª Exposição Estadual Agropecuária

O universo colorido dos peixes, aquários, equipamentos e toda a diversidade das espécies de peixes ornamentais e de corte estarão presentes no espaço da Aquacultura, na 58ª Exposição Estadual Agropecuária. O evento será realizado no período de 22 a 27 de maio no Parque da Gameleira, em Belo Horizonte. 

Segundo a diretora de Aquacultura da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Ana Carolina Castro Euler, o objetivo é promover a cadeia de valor da aquacultura e apresentar à sociedade mineira o potencial desse setor em Minas. “É uma forma também de se fomentar negócios numa área que é predominantemente formada por agricultores familiares”, explica.

Presente na exposição estadual desde 2016, a aquacultura é sucesso entre os visitantes, refletindo o interesse do público pelos peixes ornamentais que disputam a liderança do mercado de animais de estimação ao lado dos cachorros e dos gatos. “Temos observado um fortalecimento gradativo do setor, inclusive, com o aumento do número de parcerias negociadas para a realização deste evento”, afirma a diretora da Seapa.

Cursos

Quer aprender noções básicas sobre aquarismo? Qual a maneira correta de alimentar os peixes ornamentais e como é a reprodução de algumas espécies? Quem quiser conhecer um pouco mais sobre o manejo da atividade poderá se inscrever nos minicursos que serão disponibilizados gratuitamente.

Concurso Nacional

Durante a exposição, será realizado o 3º Concurso Nacional de Guppys e Bettas de linhagem. “Este concurso será um incentivo para o produtor mineiro marcar presença no concurso mundial de peixe ornamental que será realizado pela primeira vez no Brasil, em setembro em Natal (RN)”, explica.

Piscicultura no Estado

De acordo com o IBGE, Minas Gerais tem produção aproximada de 33 mil toneladas/ano de peixes e ocupa o 6º lugar no ranking nacional. A Tilápia é a espécie mais cultivada e responde por 94% dos peixes produzidos para corte.

Em relação à piscicultura ornamental, o estado ocupa o primeiro lugar, com destaque para a região da Zona da Mata, que produz cerca de 70% dos peixes ornamentais que abastecem o mercado nacional. Ainda segundo o instituto de pesquisa, o setor teve um crescimento de 61% nos últimos anos.

A Emater-MG estima que existem cerca de 4,6 mil piscicultores no estado, a maioria formada por agricultores familiares.

Mais informações: www.exposicaoagropecuariamg.com.br

Fonte: SEAPA MG - Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais

◄ Leia outras notícias