Análise de Mercado

O Boletim do Leite do Cepea de março já está disponível

Confira a análise feita pelo CEPEA


Publicado em: 21/03/2018 às 09:40hs

O Boletim do Leite do Cepea de março já está disponível

“Menor oferta e demanda mais firme elevam cotações”

Por conta do desestímulo ocasionado pelas baixas cotações do leite nos últimos meses e do aumento dos custos de produção no início da entressafra (atrelados à valorização do milho), a produção de leite está menor nas regiões amostradas pelo Cepea. O último dado disponível do Índice de Captação de Leite (ICAP-L) mostrou que, de dezembro para janeiro, captação caiu 2,17% na “média Brasil”. E as pesquisas mais recentes do Cepea indicam continuidade da tendência de redução do volume no campo em fevereiro, o que deve influenciar as cotações ao produtor em março. Leia mais.

“Leite UHT se valoriza mais de 8% em fevereiro”

Após dois meses de quedas, o Indicador Diário de leite UHT (mercado atacadista de São Paulo) subiu 8,15% entre janeiro e fevereiro, com média de R$ 2,04/litro em fevereiro. No entanto, em relação ao mesmo período do ano anterior, esse valor é 19,5% menor. Segundo colaboradores do Cepea, a alta se deve à tentativa de equilibrar o mercado e proporcionar a elevação da margem nos segmentos produtivo e industrial. Além disso, agentes também observaram aumento da demanda, uma vez que consumidores absorveram os consecutivos reajustes de preços. Nesse cenário, a expectativa é de que esse movimento de alta continue no próximo mês. Até 9 de março, o Indicador Diário de leite UHT registrou média mensal de R$ 2,23/litro, aumento de 9,95% nos últimos 15 dias. Leia mais

“Importações no 1º bi caem quase pela metade frente a 2017”

As compras brasileiras de lácteos totalizaram 80,8 milhões de litros em equivalente leite em fevereiro. Apesar de o volume ter sido 25% maior em relação a janeiro, foi 39% menor se comparado ao de fevereiro de 2017. No acumulado dos dois primeiros meses do ano, o total diminuiu 48,8% frente ao do mesmo período do ano passado. As quedas das importações estão atreladas aos valores internos dos lácteos mais baixos que os do início do ano passado, o que limita a atratividade do produto importado. Leia mais.

“Custo sobe pelo 5º mês seguido e desestimula produção no campo”

Os custos de produção da pecuária leiteira subiram em fevereiro pelo quinto mês consecutivo, seguindo o movimento de valorização do concentrado, iniciado também em outubro/17. De janeiro para fevereiro, o custo operacional efetivo (COE), que considera os gastos correntes da propriedade na “média Brasil” (BA, GO, MG, PR, RS, SC e SP), subiu 0,16% e o custo operacional total (COT), que engloba pró-labore e depreciações, 0,26% em fevereiro. Leia mais.