Capacitação

NR 36: Seminário vai discutir norma ligada à segurança e saúde em empresas de abate e processamento de carnes

Atualmente, o cooperativismo paranaense emprega mais de 60 mil trabalhadores em suas unidades frigoríficas que processam principalmente carne de frango e suína


Publicado em: 21/05/2018 às 16:20hs

NR 36: Seminário vai discutir norma ligada à segurança e saúde em empresas de abate e processamento de carnes

A aplicabilidade da Norma Reguladora (NR) nº 36, que trata da segurança e saúde no trabalho em empresas de abate e processamento de carnes e derivados, estará em debate no dia 24 de maio, na sede do Sistema Ocepar, em Curitiba, durante um seminário promovido pela Comissão Nacional Tripartite Temática, da qual fazem parte representantes do governo, das empresas e dos empregados. A Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar) também integra a Comissão e apoia a realização do evento. Atualmente, o cooperativismo paranaense emprega mais de 60 mil trabalhadores em suas unidades frigoríficas que processam principalmente carne de frango e suína.

Programação– O evento será realizado das 9h às 17h. Após a abertura, serão discutidos itens do Anexo II da NR 36 ligados a máquinas e equipamentos, com a participação de representantes dos empregadores. Haverá ainda debates a cargo dos trabalhadores, que vão tratar do Manual de Auxílio na Interpretação e aplicação da NR 36; equipamentos e ferramentas, Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional e Treinamentos em Segurança e Saúde no Trabalho.

A NR 36– A NR 36 estabelece os requisitos mínimos para a avaliação, controle e monitoramento dos riscos existentes nas atividades desenvolvidas na indústria de abate e processamento de carnes e derivados destinados ao consumo humano, de forma a garantir permanentemente a segurança, a saúde e a qualidade de vida no trabalho, sem prejuízo da observância do disposto nas demais Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego.

Inscrições– Os profissionais das cooperativas paranaenses interessados em participar do seminário devem efetivar suas inscrições pelo e-mail graziel.abreu@sistemaocepar.coop.br.

Clique aqui para conferir na íntegra a programação do Seminário de Divulgação da NR 36

Fonte: Portal Paraná Cooperativo

◄ Leia outras notícias