Agricultura Precisão

Novos robôs ajudam na colheita

Futuro trabalho no campo será cuidar do serviço dos robôs


Publicado em: 26/02/2018 às 07:40hs

Novos robôs ajudam na colheita

Cientistas da Universidade de Plymouth, no Reino Unido, estão desenvolvendo uma nova tecnologia que poderia ajudar na colheita de frutas e verduras. A crescente demanda por verduras produzidas em casa aliada a uma preocupação sobre a escassez da força de trabalho no início do Brexit estão deixando produtores do Reino Unido enfrentando pressões únicas.

Para tentar superar isso, pesquisadores estão trabalhando com produtores para criar um robôs que podem trabalhar junto com a força de trabalho atual e assegurar o aumento da produtividade. O projeto de colheita automatizada Brassica em Cornwall está sendo liderado pelo palestrante em robótica Dr. Martin Stoelen com uma expertise agrícola dada pelo professor de Fisiologia Plantas Mick Fuller. Também envolve o parceiro estratégico Teagle Machnery Limited em Truro, e as empresas agrícolas Riviera Produce em Hayle e CNC Design Ltd em St Columb Major.

O projeto tem fundos assegurados pela Agri-Tech Cornwall por três anos em uma iniciativa de £ 10 milhões que também é financiado pelo Fundo Regional de Desenvolvimento Europeu. O Dr. Stoelen previamente desenvolveu uma tecnologia que pode colher tomates, framboesas e ervilhas de açúcar, e agora estão se refocando para ajudam a colher brócolis, couve-flor, couve e repolho.

“A colheita manual representa uma grande porção do custo total dos produtores, podendo ser até 50%, então buscando resolver isso – especialmente contra um pano de fundo do Brexit – é muito importante. Nós gostaríamos de provar que a tecnologia robótica pode trabalhar em ambientes rurais não é só possível, mas acessível, viável e pode ajudar a aumentar a produtividade nas propriedades. Sempre haverá trabalhos associados com a agricultura, mas pode acontecer que em uma década, em vez de gastar horas na cabine de um trator, seu papel será gerenciar e manter robôs como estes”, resumiu o Dr. Martin Stoelen.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias