Olá, Visitante Entre Cadastre-se EAD

Portal do Agronegócio

Novacki diz que mundo precisa reconhecer esforço da agropecuária brasileira para preservação ambiental

O ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eumar Novacki, disse na última terça-feira (5), em Brasília, que o Brasil precisa mostrar ao mundo as ações desenvolvidas por sua agropecuária para preservar o meio ambiente. “O mundo não sabe plenamente o que fazemos aqui, embora tenhamos 65% do território coberto com vegetação nativa. Então, queremos que os demais países reconheçam nosso esforço na preservação ambiental e na redução dos efeitos das mudanças climáticas. Fazemos nossa parte com eficiência, responsabilidade e eficiência e achamos que isso deve ser valorizado com a preferência para os alimentos brasileiros.”

De acordo com Novacki, o mundo deve garantir ao agro brasileiro as mesmas condições de mercado oferecidas aos demais países. “Se o Brasil tiver condição de colocar os seus produtos nas mesmas condições que outros, o mundo dará o primeiro passo para ajudar a preservar toda a nossa riqueza ambiental”, afirmou o ministro interino, ao final de sua participação no Agro Seminário, promovido pelo Instituto de Educação no Agronegócio (I-UMA). O Brasil, acrescentou, tem papel preponderante na preservação do planeta, mas arca sozinho com essa responsabilidade.

Novacki também citou medidas tomadas pelo Ministério da Agricultura para modernizar o setor. Entre elas, o Plano Agro+, lançado no ano passado com objetivo de simplificar e desburocratizar normas e procedimentos. Com o Agro+, já foram adotadas mais de 700 ações para tornar mais ágeis as atividades do setor agropecuário. O ministro interino mencionou ainda o Programa de Conformidade do Agronegócio Brasileiro, que está sendo implementado. “Por meio do compliance, vamos coibir desvios de conduta e melhorar o relacionamento do ministério com as empresas da cadeia do agro”, destacou, informando que será criado o selo Agro+ integridade. A expectativa, ressaltou, é que o setor produtivo venha a aderir ao programa de compliance.

Imprensa:
Enviar matéria
Data de Publicação: 11/09/2017 às 16:20hs
Fonte: Assessoria de Comunicação Social MAPA
◄ Leia outras notícias
Portal do Agronegócio © Copyright 2013 Portal do Agronegócio. Desenvolvido por: