Processamento

Nestlé promete tornar todas as suas embalagens recicláveis até 2025

A Nestlé quer tornar todas as suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025


Publicado em: 16/04/2018 às 14:00hs

Nestlé promete tornar todas as suas embalagens recicláveis até 2025

A Nestlé quer tornar todas as suas embalagens recicláveis ou reutilizáveis até 2025, disse a gigante suíça de alimentos nesta terça-feira, tornando-se a mais recente empresa do setor se comprometer a reduzir o lixo plástico. Apesar disso, ambientalistas criticaram o plano por falta de substância.

Governos europeus intensificaram os esforços para reduzir o lixo plástico e empresas de toda a cadeia de fornecimento de alimentos estão fazendo o mesmo. A cadeia de supermercados britânica Waitrose prometeu nesta terça-feira proibir copos de café descartáveis em suas lojas até o terceiro trimestre.

"O desperdício de plástico é um dos maiores problemas de sustentabilidade que o mundo enfrenta hoje. Enfrentá-lo exige uma abordagem coletiva", disse o presidente-executivo da Nestlé, Mark Schneider.

A maior empresa de alimentos embalados do mundo disse que vai se concentrar na eliminação de plásticos não recicláveis, encorajar o uso de plásticos que permitam melhores taxas de reciclagem e eliminar ou modificar combinações complexas de materiais de embalagens.

"Estamos trabalhando para mudar as cores usadas em nossas embalagens plásticas. Cores mais leves são mais fáceis de reciclar", disse Duncan Pollard, especialista em sustentabilidade da Nestlé, a jornalistas.

O grupo ambientalista Greenpeace disse que a Nestlé deixou de dar metas quantitativas claras sobre a redução de resíduos plásticos, classificando o anúncio de 'greenwashing' (lavagem verde), ação de marketing com o objetivo de criar uma imagem positiva diante da opinião pública acerca do grau de responsabilidade ambiental.

"A empresa é uma das responsáveis ??pela séria crise de plástico nos oceanos", disse Yves Zenger, porta-voz do Greenpeace, acrescentando que a Nestlé deveria renunciar completamente às embalagens plásticas descartáveis.

Pollard, da Nestlé, disse que a reciclagem de plásticos de uso não retornável depende da existência de uma infraestrutura de reciclagem e que países do Sudeste Asiático, como Filipinas, Malásia, Indonésia e Tailândia, têm que melhorar nessa área.

A Unilever [ULVR.L], rival da Nestlé, disse na semana passada que havia firmado uma parceria para desenvolver uma nova tecnologia que converte resíduos de plástico tipo PET (politereftalato de polietileno) em material virgem para uso em embalagens de alimentos. A empresa já se comprometeu no ano passado a fazer todas as suas embalagens plásticas reutilizáveis, recicláveis ??ou compostáveis ??até 2025.

Fonte: Reuters

◄ Leia outras notícias