Internacional

Índices acionários da China avançam com setor bancário após BC cortar taxa de compulsório

O índice MSCI, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, tinha alta de 0,58 por cento às 7:31 (horário de Brasília)


Publicado em: 18/04/2018 às 10:20hs

Índices acionários da China avançam com setor bancário após BC cortar taxa de compulsório

Os mercados acionários da China avançaram nesta quarta-feira, impulsionadas por empresas do setor bancário depois do corte inesperado na taxa de compulsório.

O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, avançou 0,47 por cento, enquanto o índice de Xangai teve alta de 0,80 por cento.

As ações do setor bancário fecharam em alta de 1,1 por cento, depois que o Banco do Povo da China anunciou na terça-feira uma redução nos compulsórios para a maioria dos bancos em 1 ponto percentual.

A medida reduzirá os custos de financiamento para os bancos e liberará mais fundos para fundos a pequenas empresas, mas fica aquém de um ampla afrouxamento monetário, com o banco central determinando exigências sobre como os fundos devem ser usados.

“O corte da taxa não constitui uma flexibilização monetária ampla. Mas sinaliza que —apesar da força recente dos dados oficiais— as autoridades monetárias estão começando a equilibrar as preocupações sobre as condições econômicas ao lado de seu desejo de conter os riscos ao crédito”, disse Mark Williams, economista-chefe para Ásia na Capital Economics.

No restante da região, os mercados avançaram depois que Wall Steet registrou ganhos na sessão anterior com resultados corporativos positivos, apesar das preocupações persistentes sobre as barreiras comerciais.

O índice MSCI, que reúne ações da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, tinha alta de 0,58 por cento às 7:31 (horário de Brasília).

  • Em TÓQUIO, o índice Nikkei avançou 1,42 por cento, a 22.158 pontos.
  • Em HONG KONG, o índice HANG SENG subiu 0,74 por cento, a 30.284 pontos.
  • Em XANGAI, o índice SSEC ganhou 0,80 por cento, a 3.091 pontos.
  • O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em XANGAI e SHENZHEN, avançou 0,47 por cento, a 3.766 pontos.
  • Em SEUL, o índice KOSPI teve valorização de 1,07 por cento, a 2.479 pontos.
  • Em TAIWAN, o índice TAIEX registrou alta de 0,35 por cento, a 10.847 pontos.
  • Em CINGAPURA, o índice STRAITS TIMES valorizou-se 1,70 por cento, a 3.557 pontos.
  • Em SYDNEY o índice S&P/ASX 200 avançou 0,34 por cento, a 5.861 pontos.

Fonte: Reuters

◄ Leia outras notícias