Pragas e Doenças

Multissítio da Nufam mostra controle superior da doença em mais de 40 ensaios realizados nas safras 2015-16 e 2016-17

Adoção média de fungicidas protetores saltou de 6% para 38% da área de soja nas últimas safras; produtos são indispensáveis ao ‘manejo de resistência’ do fungo causador da ferrugem aos fungicidas tradicionais ou sistêmicos


Publicado em: 17/04/2018 às 07:40hs

Multissítio da Nufam mostra controle superior da doença em mais de 40 ensaios realizados nas safras 2015-16 e 2016-17

A equipe técnica da australiana Nufarm divulga nas áreas de soja os resultados a campo obtidos com a aplicação de seu fungicida multissítio Manfil® no tratamento da ferrugem asiática. Segundo a empresa, o produto mostrou controle superior da doença em mais de 40 ensaios de rede, da Embrapa, realizados nas duas últimas safras. Formulado à base do ingrediente ativo mancozeb, Manfil® tem formulação WP e se apresenta como o mais concentrado produto do gênero comercializado no Brasil.

Dados da consultoria Spark publicados no final de 2017 apontam que a adoção média de fungicidas protetores, como o Manfil®, saltou de 6% para 38% da área de soja brasileira entre as safras 2014-15 e 2016-17. Segundo o levantamento, a demanda por esses produtos cresceu frente ao aumento da dificuldade de o produtor controlar a ferrugem asiática nas lavouras, associada, sobretudo, à redução do desempenho dos chamados fungicidas tradicionais (sistêmicos).

Segundo especialistas, em virtude da agressividade da doença, as pulverizações com esses produtos durante a safra têm sido feitas em intervalos de 10 a 15 dias. “Em algumas regiões são necessárias até seis aplicações”, assinala a engenheira agrônoma Carulina Oliveira, gerente de fungicidas e adjuvantes da Nufarm.

“O manejo integrado da doença, pela rotação de fungicidas com diferentes ingredientes ativos e modos de ação, é a melhor alternativa conhecida nos dias de hoje para manter sustentável a produção de soja brasileira”, afirma a executiva. “Para ser eficiente, essa prática deve contemplar o uso de fungicidas sistêmicos aliados ao multissítio, em todas as aplicações”, reforça ela.

A gerente da Nufarm ressalta que o fungicida multissítio Manfil® apresenta amplo espectro de ação, ou seja, controla ainda outras doenças da soja, incluindo crestamento foliar, mancha-alvo e mancha-parda. “Trata-se de um fungicida de alta concentração, que transfere mais vigor às plantas e reduz a fitotoxicidade causada pelos produtos sistêmicos”, resume Carulina Oliveira. Além de Manfil®, diz a executiva, o portfólio da Nufarm para o tratamento da ferrugem é formado pelos produtos Carbomax 500 SC®, Monaris® e Rivax®.

A Nufarm Indústria Química e Farmacêutica atua há mais de 100 anos no mercado agrícola, oferecendo soluções inovadoras e competitivas para o produtor rural. Com sua sede em Melbourne, na Austrália, possui um amplo portfólio de produtos, atendendo as mais diversas necessidades do campo. No Brasil, mantém uma unidade fabril no município de Maracanaú (CE), um escritório em São Paulo (SP), oito centros de distribuição nos principais estados, além de representantes técnicos de vendas em todo o território nacional. www.nufarm.com/BR

Fonte: Assessoria de Imprensa Nufarm/Brasil

◄ Leia outras notícias