Agrotóxicos e Defensivos

Minor Crops - A luta por novos defensivos

A falta de defensivos registrados para atender setores como os de frutas e hortaliças tem prejudicado os produtores rurais brasileiros, que perdem oportunidades de conquistar mais mercados pela defasagem desses produtos


Publicado em: 01/06/2018 às 13:40hs

Minor Crops - A luta por novos defensivos

Novos registros de defensivos fitossanitários do Projeto Minor Crops (culturas com suporte fitossanitário insuficiente (CSFI), levantadas em 2017 e 2018 pela FAEMG (Federação da Agricultura de Minas Gerais), em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil – CNA e as Federações do Paraná (FAEP), do Rio Grande do Sul (FARSUL), de Santa Catarina (FAESC), entidades públicas e privadas, foram enviadas para análise de extrapolação de registro e para conhecimento dos órgãos responsáveis pela análise de registro, MAPA, ANVISA e IBAMA.

A falta de defensivos registrados para atender setores como os de frutas e hortaliças tem prejudicado os produtores rurais brasileiros, que perdem oportunidades de conquistar mais mercados pela defasagem desses produtos. “Muitas culturas serão beneficiadas em caso de termos novos registros de defensivos fitossanitários, especialmente fruticultura e horticultura”, disse a coordenadora da assessoria técnica da FAEMG, Aline Veloso.

Regulamentação - A FAEMG e a CNA estão trabalhado junto à Câmara dos Deputados e Comissões da entidade para que o Projeto de Lei 6299/02, que regula defensivos fitossanitários, seja aprovado e siga para sanção presidencial.

“É um trabalho construído a várias mãos que desburocratizará o processo de aprovação dos produtos necessários às produções agropecuárias. Precisamos que as indústrias desenvolvam produtos mais adequados às necessidades do campo, mais eficazes em sua utilização e com menos danos ao meio ambiente, possibilitando também a redução de custos de produção. Desse modo, o setor produtivo terá mais condições de continuar suas atividades e garantindo alimentos seguros para a sociedade”, falou Aline.

Apoie a consulta pública do Projeto de Lei 6299/02 (PL Alimento Seguro).

Fonte: SISTEMA FAEMG

◄ Leia outras notícias