Governo

Ministério suspende exportações de frigoríficos em Mato Grosso; uma planta fica em Nova Mutum

Duas plantas frigoríficas da BRF (dona das marcas Sadia e Perdigão) em Mato Grosso tiveram as exportações à União Europeia suspensas nesta sexta-feira


Publicado em: 19/03/2018 às 11:40hs

Ministério suspende exportações de frigoríficos em Mato Grosso; uma planta fica em Nova Mutum

Duas plantas frigoríficas da BRF (dona das marcas Sadia e Perdigão) em Mato Grosso tiveram as exportações à União Europeia suspensas nesta sexta-feira. Ao todo são 10 unidades impedidas de embarcar produtos ao bloco europeu, sendo que as mato-grossenses estão localizadas em Várzea Grande e Nova Mutum.

A 1ª planta fabrica produtos processados e a 2ª, uma das maiores do Grupo, tem capacidade para abater 325 mil aves por dia. A suspensão das exportações é decorrente da Operação Trapaça, deflagrada no dia 5 de março pela Polícia Federal, que investiga fraudes no sistema de vigilância sanitária.

Segundo comunicado divulgado pela empresa nesta sexta-feira, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) decidiu interromper temporariamente e de maneira cautelar a produção e certificação sanitária dos produtos de aves da BRF exportados do Brasil para União Europeia em 10 unidades de produção. “É importante ressaltar que todos os produtos já alocados na região, bem como os produzidos e embarcados antes do dia 16 de março podem ser comercializados e utilizados sem restrições”, diz a empresa.

Ainda de acordo com o comunicado, na próxima semana o Mapa irá prestar esclarecimentos técnicos às autoridades sanitárias da União Europeia em reunião que será realizada na cidade de Bruxelas, na Bélgica, e a medida será reavaliada. “A Companhia reitera que vem mantendo intensa interlocução com as autoridades locais e internacionais, prestando todos os esclarecimentos necessários a fim de atestar a qualidade e segurança de seus produtos e preservar o relacionamento comercial com seus clientes e consumidores”, afirma.

Lindomar Rodrigues, secretário executivo da Associação Mato-grossense de Criadores de Aves (Amave), informou por telefone à reportagem no início da tarde que teria uma reunião com a direção regional da BRF na tarde desta sexta-feira. “Vamos ver o que irá ocorrer, se a empresa tem outro mercado para colocar o produto”, disse. Mais tarde, a reportagem tentou contato novamente com o representante da Amave, mas as ligações não foram atendidas.

O Secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, Luís Rangel, disse nesta sexta-feira em entrevista à Agência Estado que o órgão espera resolver a suspensão das exportações de unidades da BRF à União Europeia em até 30 dias. O próprio secretário, em conjunto com sua equipe, conduzirá as negociações com UE na próxima semana. “Estamos convictos que aspectos colocados pela Europa para esse tipo de suspensão são inadequados. Temos controles de redundância suficientes para garantir que produtos que são exportados para lá têm as garantias sanitárias que precisam”, disse.

O Ministério irá apresentar os controles de salmonella que vão além da análise laboratorial para certificação de exportação do produto.

Fonte: A Gazeta

◄ Leia outras notícias