Gestão

Mil famílias de produtores rurais iniciam projeto Encadeamento Produtivo em 2018

O maior programa de estímulo ao desenvolvimento das pequenas e médias empresas ligadas ao agronegócio do sul do Brasil inicia uma nova etapa a partir de fevereiro de 2018


Publicado em: 20/02/2018 às 14:20hs

Mil famílias de produtores rurais iniciam projeto Encadeamento Produtivo em 2018

O “Encadeamento Produtivo Aurora Alimentos – Sebrae/SC: suínos, aves e leite” terá, nos próximos dois anos, mais de mil propriedades rurais. Para alinhar as ações, representantes da Cooperativa Central Aurora Alimentos, das cooperativas filiadas e do Sebrae/SC, participaram de reuniões, na última semana, no Frigorífico Aurora Chapecó II (FACH II).

“A intenção é ampliar o número de Propriedades Rurais Sustentáveis certificadas. Em 2017 foram 54 e em 2018 já temos 423 que solicitaram certificação, as quais, no decorrer do programa, serão avaliadas de acordo com os critérios exigidos por uma equipe técnica profissional”, esclarecem o coordenador do programa pela Aurora Alimentos, Joel Pinto, e o vice-presidente Neivor Canton.

Segundo ele, o Encadeamento Produtivo é a base para a certificação das propriedades rurais. É a extensão do Programa de Desenvolvimento de Empreendedores Rurais Cooperativistas. “A empresa rural passa por melhoria na gestão, tecnologia de produção, processos de inovação e de menor impacto ambiental. Com o apoio do Sebrae, cada fornecedor aperfeiçoa seus serviços, cumpre exigências, condições e critérios demandados pelo mercado”, complementa.

O coordenador do Programa Propriedade Rural Sustentável Aurora (PRSA), Sandro Treméa, destacou a evolução da iniciativa que iniciou em 2016 com a certificação de 16 empreendimentos. “Hoje o programa está consolidado e a melhoria da cadeia de produção está na mente de todo o sistema. O produtor é certificado porque participa dos treinamentos, coloca em prática os conhecimentos e, com isso, obtém bons indicadores nos processos de gestão e meio ambiente”.

Além das melhorias, as famílias que se destacam têm a oportunidade de receber uma bonificação financeira. “Somente no ano passado a Aurora entregou, como forma de incentivo, bonificações que totalizaram R$ 143 mil reais entre os produtores com propriedades certificadas”.

O coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, explica que o objetivo é qualificar as pequenas empresas rurais. “Os rigorosos padrões de qualidade e eficiência adotados pela Aurora Alimentos devem ser compartilhados com todos os elos da cadeia produtiva. Essa é a essência do programa e é a garantia de produtos e serviços de qualidade ao consumidor final. É uma referência no setor do agronegócio, uma longa história de parceria com foco para o desenvolvimento das propriedades rurais e para o aperfeiçoamento dos fornecedores da cadeia produtiva do agronegócio”.

As reuniões de alinhamento seguem com todos os parceiros do Encadeamento Produtivo.

PROGRAMA ENCADEAMENTO PRODUTIVO

O Encadeamento Produtivo tem por objetivo contribuir com a melhoria dos índices de produtividade e competitividade, promovendo a inserção de pequenos negócios em cadeias de valor de grandes empresas, por meio de relacionamentos cooperativos de longo prazo e mutuamente atraentes.

Na parceria entre Sebrae e Aurora, o projeto é destinado às micro e pequenas empresas da cadeia produtiva do agronegócio – rurais e urbanas. Trata-se da extensão do Programa de Desenvolvimento de Empreendedores Rurais Cooperativistas, desenvolvido desde 1998 e que beneficiou mais de 35 mil produtores rurais.

A iniciativa é desenvolvida pelo Sebrae/SC, Aurora Alimentos, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), Sicoob, Fundação Aury Luiz Bodanese e oito cooperativas agropecuárias – Cooperalfa, Itaipu, Auriverde, Coolacer, Copérdia, Caslo, Cooper A1 e Coopervil.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias