Olá, Visitante Entre Cadastre-se EAD

Portal do Agronegócio

MERCADO DE TRABALHO: Elo industrial eleva população ocupada no agronegócio no 1º TRI

No primeiro trimestre de 2018, a população ocupada (PO) no agronegócio aumentou 0,4% frente ao mesmo período do ano anterior, conforme indicam pesquisadores do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP. Esse resultado do agronegócio agregado decorre principalmente do crescimento das ocupações nos elos industriais, visto que, no segmento primário, houve decréscimo.

Pesquisadores do Cepea destacam o crescimento expressivo de 6,6% na população ocupada no segmento de insumos – em virtude do desempenho positivo das indústrias de fertilizantes e defensivos agrícolas – e a redução de 1,7% no número de trabalhadores em atividades primárias.

Para a agroindústria, os números positivos refletem a própria recuperação da produção do segmento ao longo de 2017 e também nos primeiros meses de 2018; para o segmento primário, a redução da população ocupada não é pontual, mas, sim, segue uma tendência de longo prazo. Desde 2012, período de disponibilidade da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) Contínua, a PO da agropecuária se reduziu anualmente, de forma consistente. Fatores como a inviabilidade de pequenos estabelecimentos rurais no ambiente altamente concorrencial e tecnológico que tem se consolidado na agropecuária brasileira, a intensificação e concentração da produção e melhores oportunidades de emprego em ambientes urbanos são apontados como importantes para explicar essa tendência de diminuição da população ocupada no segmento.

2017 – Na análise referente ao ano passado, o Cepea já havia registrado um descompasso entre a evolução do volume produzido no agronegócio no período e do número de pessoas ocupadas no setor. A pesquisa revelou, ainda, a redução acentuada das ocupações para trabalhadores relativamente mais vulneráveis, sem instrução, ocupados principalmente no segmento primário e por conta própria, sobretudo no Nordeste.

Clique aqui e baixe release completo em word
http://www.cepea.esalq.usp.br/upload/kceditor/files/Cepea_mercadodetrabalho_maio18.doc

<iframe width="720" height="405" src="https://www.youtube.com/embed/DG_wJeZ9F5o?ecver=1" frameborder="0" allow="autoplay; encrypted-media" allowfullscreen></iframe>

Imprensa:
Enviar matéria
Data de Publicação: 01/06/2018 às 16:00hs
Fonte: CEPEA
◄ Leia outras notícias
Portal do Agronegócio © Copyright 2013 Portal do Agronegócio. Desenvolvido por: