Olá, Visitante Entre Cadastre-se EAD

Portal do Agronegócio

Mais de 99% do rebanho bovino de MS é vacinado contra a febre aftosa

Na segunda fase de vacinação contra a febre aftosa em Mato Grosso do Sul, mais de 99,4% do rebanho foi imunizado, um total de 9.341.401 bovinos e bubalinos, nesta etapa, conforme dados divulgados pela Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Vegetal e Animal). O rebanho do Estado com bovinos e bubalinos de até 24 meses é de 9.390.820.

Desde 2006, Mato Grosso do Sul não registra focos do vírus da febre aftosa, e desde 2008 o Estado, que possui 20.379.329 cabeças de gado bovino, mantém o status livre da doença.

Na segunda etapa, foi obrigatória a vacinação de bovinos e bubalinos até 24 meses nas regiões do planalto e fronteira. A alta adesão dos produtores é resultado de intenso trabalho de divulgação, educação sanitária e fiscalização, ações conjuntas que fazem parte do escopo de trabalho da agência de defesa.

Conforme o diretor presidente da Iagro, Luciano Chiochetta, o trabalho em conjunto com entidades parceiras tem sido fundamental para o agronegócio. “Vários países nos olham como potenciais exportadores de carne bovina e por isso realizamos nosso trabalho para que possamos manter nosso status de livre de febre aftosa e conquistar esses mercados consumidores”, analisou.

Em 2016, técnicos da Iagro visitaram mais de duas mil propriedades rurais de grupo de risco, como áreas indígenas e assentamentos, para realizar a modalidade de vacinação acompanhada, assistida e ou fiscalizada.

Os resultados alcançados são estudados e discutidos ao término de cada etapa pelo grupo de trabalho. “Nos municípios onde os índices ficam abaixo de 99% , iniciativas são projetadas para que esse número melhore, para chegarmos ao ponto de garantir 100% de cobertura no Estado” informa Chiochetta.

Imprensa:
Enviar matéria
Data de Publicação: 02/03/2017 às 18:50hs
Fonte: Campo Grande News
◄ Leia outras notícias
Portal do Agronegócio © Copyright 2013 Portal do Agronegócio. Desenvolvido por: