Capacitação

Mais de 100 produtores participam de oficinas do Soja Plus

Cursos na Região Oeste focam em temas ambientais como disposição de resíduos


Publicado em: 27/06/2016 às 18:30hs

Mais de 100 produtores participam de oficinas do Soja Plus

Mais de 100 produtores rurais da Região Norte participaram nesta semana da Oficina Ambiental realizada pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja). A oficina faz parte da programação de 2016 do Soja Plus, programa que orienta os produtores sobre como melhorar a gestão de suas propriedades.

Durante as oficinas, os produtores puderam aprender sobre as mudanças no Código Florestal e também sobre como fazer a disposição de resíduos em propriedades rurais. A programação incluiu ainda o Cadastro Ambiental Rural (CAR), o Plano de Regularização Ambiental (PRA) e o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

“Fizemos oficinas nos municípios de Sinop, Sorriso e Lucas do Rio Verde e recebemos um total de 110 participantes entre produtores e técnicos da área. Considerando o período que estamos fazendo, o público foi excelente. Os produtores foram receptivos, tiraram dúvidas, principalmente sobre disposição de resíduos sólidos nas propriedades”, afirma a analista de projetos e palestrante, Cristiane Sassagima.

Outro tema bastante discutido foi o Cadastro Ambiental Rural. “Como o CAR passou por alterações e prorrogação do prazo, falamos bastante sobre ele, orientando o produtor sobre como fazer, onde deve acessar. Os agricultores também tiveram dúvidas quanto ao PRA e foram orientados quanto ao Código Florestal. Então, naquilo que foi proposto dentro dessa agenda, as dúvidas que surgiram nós conseguimos sanar”, explica a analista de projetos da Aprosoja, Marlene Lima.

Soja Plus - Apesar de fazer parte do Soja Plus, a Oficina Ambiental não é voltada unicamente para quem participa do programa. Todos os produtores rurais interessados podem se inscrever. A oficina é gratuita.

“Além disso, é uma ótima oportunidade para aqueles que ainda não aderiram o Soja Plus, o façam. Percebi que alguns que não participam, ficaram interessados”, avalia Cristiane Sassagima.

O Soja Plus é um programa de boas práticas para a melhoria continua da propriedade rural. Em seus módulos, está presente o atendimento às legislações ambientais e trabalhistas nas propriedades rurais. Neste ano, durante o II Workshop Técnico do Soja Plus Brasil, o módulo ambiental de adequação às regras ambientais foi definido como foco.

A Oficina Ambiental ainda continua, seguindo por outras regiões de Mato Grosso. A programação é realizada com a Associação das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) em parceria com as organizações não-governamentais TNC Brasil e Agroícone para o módulo ambiental Soja Plus.

Todas as oficinas são sempre realizadas no Sindicato Rural dos municípios, às 18h. Confira as próximas datas:

  • Alto Garças – 27/06
  • Primavera do Leste – 28/06
  • Nova Xavantina – 29/06
  • Querência – 30/06
  • Sapezal – 04/07
  • Campo Novo do Parecis – 05/07

Fonte: Aprosoja

◄ Leia outras notícias