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LS Tractor vê alta de 90% das vendas em 2017

De olho no potencial de crescimento do mercado de máquinas agrícolas, principalmente entre pequenos e médios produtores, a LS Tractor, subsidiária da sul-coreana LS Mtron, prevê ampliar as vendas em 90% neste ano.

Boa parte da meta estabelecida para 2017 já foi cumprida no primeiro semestre deste ano, quando as vendas da fabricante aumentaram 81% em relação ao mesmo período de 2016, informa o gerente de vendas da LS Tractor, Ronaldo Pereira.

Para esse crescimento, a empresa teve a seu favor o ingresso no mercado de implementos agrícolas, com a venda de plantadeiras. Em parceria com a empresa Eixoplant, de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, a LS Tractor passou a vender as semeadoras em fevereiro deste ano.

De acordo com Pereira, o que diferencia as plantadeiras da marca é a precisão na reposição de adubos e sementes. "Temos relatos de agricultores que ampliaram em 10% a produtividade com o uso das máquinas", assegura o gerente da companhia.

Na avaliação do executivo, o expressivo crescimento alcançado neste ano também se deve a outros fatores. Um deles é o aumento do número de lojas da marca no País, que chegou a 52 unidades em 15 Estados ao final de 2016. No ano anterior, a empresa contava com 45 pontos de venda.

Quando chegou ao Brasil, em 2013, a LS Tractor tinha 25 lojas no Brasil.

Tecnologia

Outro fator é a tecnologia embarcada nos tratores, como a telemetria - que permite o acompanhamento das atividades dos tratores à distância por meio de um software -, e o monitoramento de motores, que avisa ao tratorista sobre eventuais alterações no motor e o desliga para que os ajustes necessários sejam feitos antes que ocorra algum dano. "É uma tecnologia que oferecemos de fábrica e que é vendida por outras marcas como complemento", compara o gerente. "Oferecer uma máquina que se autoproteja é significativo no que diz respeito à redução de seu custo para o produtor e uma tecnologia que traz um resultado palpável para o agricultor", avalia Pereira.

Para ele, o diferencial da marca é oferecer ao produtor da agricultura familiar a mesma tecnologia encontrada em tratores acima da faixa daqueles ofertados no Programa Mais Alimentos. A linha de crédito representa 65% dos negócios da empresa.

Ligada ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), a linha Mais Alimentos financia tratores de 15cv a 80cv, com juros de 5,5% ao ano. Neste ano, o funding do Pronaf será de cerca de R$ 30 milhões.

Já no início de julho, entraram em vigor as regras do novo Plano Safra. Neste ciclo, os juros caíram para 7,5%, um ponto porcentual a menos, para as máquinas vendidas por meio do Moderfrota. "Vai ser um bom primeiro semestre de Plano Safra", estima.

Para 2018, a projeção é de um incremento de 15% nos negócios da empresa, relata Pereira. Segundo ele, o crescimento projetado para o próximo ano se deve ao avanço da marca para o mercado de tratores de 100 cv a 150 cv, com valor médio de R$ 85 mil cada.

Desde que chegou ao Brasil, há quatro anos, o foco da marca eram os tratores de 40cv a 100cv, que respondem por 70% da demanda brasileira e se enquadram nas exigências do Mais Alimentos, voltado para a agricultura familiar. "Isso nos coloca em outro patamar e nos dará acesso a 85% do mercado brasileiro", estima Pereira.

Os tratores com maior potência - 115cv, 125cv e 14 cv - foram apresentados no mês passado aos agricultores na Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer), em Esteio (RS), em um pré-lançamento.

As máquinas devem ser oficialmente colocadas à venda na Feira Internacional de Tecnologia em Ação (Agrishow), em Ribeirão Preto (SP), no mês de maio do ano que vem.

"O resultado dessa estratégia deverá se refletir nas vendas no segundo semestre de 2018", avalia o gerente de vendas da empresa.

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Data de Publicação: 13/09/2017 às 18:50hs
Fonte: DCI
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