Agricultura Precisão

Lançado o ConBAP 2018 para debater os rumos e o futuro da agricultura de precisão no Brasil

Evento é, pela primeira vez, organizado pela Associação Brasileira de Agricultura de precisão (AsBraAP) e está programado para os dias 02 a 04 de outubro, em Curitiba-PR


Publicado em: 29/01/2018 às 08:20hs

Lançado o ConBAP 2018 para debater os rumos e o futuro da agricultura de precisão no Brasil

A Associação Brasileira de Agricultura de Precisão – AsBraAP lançou, oficialmente, o ConBAP 2018 – Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão, que será realizado de 02 a 04 de outubro, no Espaço Unimed, em Curitiba/PR. O anúncio foi feito pelo presidente da entidade, José Paulo Molin, durante o IV Encontro sobre Agricultura de Precisão, que está sendo promovido pela Associação Brasileira dos Prestadores de Serviço de Agricultura de Precisão e será encerrado nesta quinta-feira (25), em Curitiba.

O ConBAP 2018 terá como tema central “Construção de Dados na Era da Digitalização Agrícola” e, pela primeira vez, será organizado pela AsBraAP. “Assim como ocorreu nas edições anteriores, o Congresso é um evento que envolve aspectos científicos, comerciais e acadêmicos”, explicou Molin. “Além de palestras com alguns dos maiores especialistas em agricultura de precisão do Brasil, teremos ainda um calendário com a apresentação de diversos trabalhos científicos, que serão previamente julgados por uma comissão científica, especialmente formada para esse fim. Também haverá um espaço para exposição das empresas que atuam no segmento de agricultura de precisão”, complementa o presidente da AsBraAP.

Em virtude do sucesso da edição anterior do ConBAP, realizada em 2016 na cidade de Goiânia/GO, a direção da AsBraAP está bastante otimista em relação ao ConBAP 2018. Espera-se um total entre 120 e 150 trabalhos científicos que serão submetidos à avaliação, com 24 selecionados para sustentação oral durante o encontro e os demais sendo expostos por meio de pôsteres. Além disso, na parte de exposição, a expectativa é de que 40 empresas participem. “Nosso objetivo é que a área de exposição seja uma vitrine tecnológica, onde as empresas possam levar informação, mostrar a tecnologia embarcada nas máquinas e equipamentos, além de expor os conceitos que oferecem aos seus clientes”, informa. Em relação ao público esperado, a projeção é de que o total de 800 participantes de 2016 seja repetido.

“O evento deste ano deve ser grande e pretende ter um expressivo impacto no segmento, sobretudo no momento em que, no Brasil, só se fala de digitalização agrícola. Nesse sentido, vale observar que esse tema tem tudo a ver com agricultura de precisão, uma vez que ela já nasceu digital, na década de 1990. Essa comunidade que deverá estar reunida no ConBAP já vem desenvolvendo essa digitalização ao longo de todos esses anos. O que temos de aprimorar é a sistematização da coleta e análise dos dados que orientam as tomadas de decisão dos produtores rurais. E é isso que faremos no Congresso”, pondera Molin.

O dirigente adianta ainda que devem participar do encontro: profissionais, autônomos e de empresas; pesquisadores, acadêmicos, estudantes das diversas áreas ligadas à agronomia e tecnologia aplicada à agricultura de precisão; e agricultores. “O foco não será o agricultor que vai deixar sua fazenda e ir para o congresso. Nossa intenção é alcançar aquele agricultor que consideramos formador de opinião, aquele que vai replicar a necessidade do uso de dados e da agricultura de precisão na sua rede de relacionamento”, observa o presidente da AsBraAP.

A seu ver, o Congresso deve se tornar uma referência num momento em que está bastante aquecida a formação de startup no agronegócio em torno da digitalização. Ele servirá para mostrar que já existe uma atuante comunidade formada por especialistas de várias áreas e que está trabalhando nesse assunto há muito tempo. “Ela só precisa ser mais consultada e envolvida no que está acontecendo e na interação dos vários elos da cadeia, incluindo academia, fabricantes de equipamentos e máquinas, consultores, desenvolvedores de softwares e outras ferramentas, institutos de pesquisas e produtores rurais”, complementa Molin.

Por fim, o presidente da AsBraAP explica que a escolha de Curitiba para a realização da edição 2018 do ConBAP se deveu ao fato de ser um local de fácil acesso e pela capital paranaense estar localizada numa região de bastante representatividade e importância para o agronegócio brasileiro e também ser referência em termos de agricultura de precisão. “Como o perfil do Congresso é, e sempre foi, um evento funcional e focado em aspectos técnicos e práticos, com pouco espaço para pompas, festas ou atividades sociais, entendemos que Curitiba seria ideal”, diz.

Outras informações

Fonte: Mecânica de Comunicação

◄ Leia outras notícias