Turismo Rural

Irani fortalece o turismo com apoio do Sebrae/SC

Projeto foi apresentado no Programa do Banco de Boas Práticas da Fecam, nessa semana, durante Congresso dos Prefeitos, em Florianópolis


Publicado em: 21/06/2018 às 13:00hs

Irani fortalece o turismo com apoio do Sebrae/SC

Com belos potenciais históricos e riquezas naturais para explorar, o município de Irani iniciou em 2017 o Projeto de Fortalecimento do Turismo Local. A iniciativa conta com a parceria do Sebrae/SC e surgiu pela necessidade de investir nesse segmento econômico, utilizando as oportunidades turísticas – área que vem conquistando espaço no oeste catarinense nos últimos anos. Nessa semana, o projeto foi apresentado durante o Programa do Banco de Boas Práticas da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), no Congresso de Prefeitos, realizado de segunda (11) a quinta (14), em Florianópolis.

A diretora de Projetos de Irani, Leandra Zenaro, explica que o projeto de “Parceria público-privada para construção do fortalecimento do turismo de Irani” esteve entre os cerca de 90 cadastrados no Banco de Boas Práticas. “Estamos sensibilizando toda a cidade, visando aumento da arrecadação e valorização local. O investimento é baixo e precisamos fazer um trabalho para fortalecer os recursos usando as potencialidades. Temos uma significativa história, cultura riquíssima e pontos que podem ser valorizados”, salientou.

Segundo Leandra, as ações contam com o trabalho de uma equipe formada por servidores municipais, representantes da sociedade civil e técnicos do Sebrae/SC. O grupo é dividido e, cada subgrupo, tem competências e tarefas para alcançar os objetivos. Em momentos específicos, no ano passado, ocorreram mutirões com o envolvimento de toda a sociedade. “Buscamos ter um produto turístico no município e, portanto, precisamos preparar a cidade para receber os turistas com serviços de qualidade. É um trabalho em conjunto para desenvolver Irani”.

O prefeito Sivio Antonio Lemos das Neves enfatizou que os investimentos em Irani serão essenciais para o desenvolvimento local e regional. “Precisamos alavancar nosso potencial turístico e fazer um trabalho de cooperação para colocar o município na rota de turismo da região. Para que isso dê certo, temos a parceria do Sebrae/SC e contamos com o envolvimento das entidades, empresas e comunidade”, observou ao mencionar que entre os potenciais estão a história da Guerra do Contestado, grutas e cachoeiras, trilhas, hotel fazenda, entre outros aspectos. Para ele, a oportunidade de mostrar o diferencial turístico local entre os projetos selecionados como referência no Estado, representa um orgulho.

BANCO DE BOAS PRÁTICAS

O Banco de Boas Práticas da Fecam em parceria com o Consórcio de Informática na Gestão Pública Municipal (CIGA) tem como objetivo compartilhar e aplicar entre os municípios as ações bem-sucedidas. Em 30 dias, foram mais de 90 projetos cadastrados. Destes, 21 foram apresentados durante os quatro dias de Congresso.

Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional

◄ Leia outras notícias