Internacional

INTERNACIONAL: Medidas da UE tentam evitar novos passos dos EUA

A divulgação de produtos que podem ser alvo de retaliação da União Europeia (UE) contra as sobretaxas americanas sobre aço e alumínio fazem parte de uma estratégia para evitar que os Estados Unidos baixem novas medidas protecionistas


Publicado em: 22/03/2018 às 18:40hs

INTERNACIONAL: Medidas da UE tentam evitar novos passos dos EUA

A divulgação de produtos que podem ser alvo de retaliação da União Europeia (UE) contra as sobretaxas americanas sobre aço e alumínio fazem parte de uma estratégia para evitar que os Estados Unidos baixem novas medidas protecionistas, diz Welber Barral sócio da Barral M Jorge e ex-secretário de Comércio Exterior. "A estratégia da Europa é a de causar algum tipo de dor nos EUA e elevar a pressão interna das empresas americanas", diz ele.

Lista - Na sexta-feira (16/03), a União Europeia publicou lista de produtos americanos que podem ficar sujeitos a tarifas de importação, como retaliação às sobretaxas anunciadas no dia 8 pelo presidente americano Donald Trump. Entre os produtos que a EU pode taxar estão arroz, suco de laranja, uísque, produtos de maquiagem, motocicletas, barcos a motor e pias de aço inoxidável. Também inclui muitos produtos de metais para uso na construção e indústria.

Produtos pontuais - A lista publicada, diz Barral, não contém produtos mais importantes economicamente no fluxo comercial entre as duas regiões. "Escolheram de forma cirúrgica produtos pontuais, que afetam indústrias instaladas em locais importantes para o partido republicano", diz Barral. Por isso estão na lista as motocicletas, que atingem a Harley-Davidson no Wisconsin, ou o uísque, dos produtores do Tennessee. Com menor efeito econômico, mas grande potencial para criar fatos políticos internos."

Alvo - Como a estratégia é essa, diz Barral, a princípio a medida deve ter como alvo somente produtos americanos. Para o ex-secretário, a retaliação europeia, mesmo que direcionada somente aos Estados Unidos, pode trazer ganhos apenas pontuais para a exportação brasileira.

Fonte: Portal Paraná Cooperativo

◄ Leia outras notícias