Maquinas e Implementos

InterCorte Cuiabá sedia lançamento exclusivo para pecuária: automação para a primeira linha de equipamentos de contenção customizável do mercado

Beckhauser apresenta em primeira mão em versão automação da linha Total Flex que otimiza a mão de obra, reduz tempo de trabalho e minimiza os erros na hora da contenção bovina


Publicado em: 13/04/2018 às 07:40hs

InterCorte Cuiabá sedia lançamento exclusivo para pecuária: automação para a primeira linha de equipamentos de contenção customizável do mercado

A qualidade e a eficiência dos equipamentos de contenção bovina estão diretamente ligadas ao volume de manejo anual praticado por uma fazenda. Isso porque, ao investir no curral de uma propriedade, é necessário que o pecuarista escolha um equipamento de contenção baseado tanto no número de cabeças que possui no rebanho, bem como a atividade que exerce (cria, recria, engorda ou ciclo completo), levando também em consideração quantas vezes esses animais precisarão ir ao curral no período de um ano.

Por isso, atenta à necessidade dos pecuaristas e como forma de orientar para um investimento correto e assertivo, a Beckhauser, fabricante de balanças e equipamentos de contenção bovina, apresenta InterCorte, que ocorre nos dias 12 e 13 de abril, em Cuiabá (MT) uma novidade aos produtores: o kit automação para ser acoplado nos equipamentos da linha Total Flex, considerada a primeira e única linha de equipamentos de contenção customizável do mercado, que pode ser configurado em mais de 300 combinações diferentes, de acordo com o perfil de atividade pecuária desenvolvida na fazenda e capacidade de investimento do pecuarista.

“A linha Total Flex Automação surge devido à mão de obra qualificada escassa na pecuária. Uma das vantagens de se ter um equipamento automatizado é que o produtor pode otimizar o trabalho com menor número de funcionários no centro de manejo. Além disso, há possibilidade de reduzir o tempo de trabalho e ser mais produtivo, minimizar os erros da contenção, evitando pancadas nos animais, diminuir o risco de acidentes de trabalho e ter um rendimento melhor do colaborador, que fica menos cansado ao final do dia e faz um trabalho mais eficiente”, explica a zootecnista Carla Ferrarini, coordenadora de marketing da Beckhauser.

O Kit Automação consiste em comando hidráulico (alavancas de acionamento das contenções), mangueiras hidráulicas, cilindros, bomba e painel elétrico. Os cilindros são padronizados pelo sistema de articulação com o comando de alavancas suspenso, o que traz flexibilidade e mobilidade no trabalho.

“Outra vantagem é que além de ser costumizável, os clientes que já possuem um equipamento da Linha Total Flex, a partir de agora, podem ter um equipamento de automação, adquirindo apenas o Kit Automação”, salienta Carla.

De acordo com o zootecnista e gerente comercial da Beckhauser, Gustavo Lazarin, todo o investimento que o pecuarista faz na propriedade, seja em nutrição, genética ou pastagem vai se afunilar centavo por centavo num equipamento de contenção. Por isso é preciso estar atento ao modelo de equipamento escolhido. “Geralmente o último item que o pecuarista se atenta é o equipamento de contenção e escolhe sem critérios. Toda vez que o animal vai para o curral é o momento que precisa de maior cuidado. É necessário contar com um equipamento que ofereça qualidade de serviço, que mantenha o animal sadio, sem causar hematomas, lesões ou contusões”, enfatiza.

“O pecuarista, na maioria das vezes, faz a escolha do equipamento pelo número de animais que tem na fazenda e na verdade precisa calcular o número de manejos que terá. Por exemplo: um produtor que possui um rebanho de 1000 vacas e faz IATF, levará esse rebanho para o curral pelo menos seis vezes no ano. Estamos falando de seis mil manejos, por isso a escolha deve ser baseada num equipamento que resista a esse volume de manejo”, explica Lazarin.

Fonte: Attuale Comunicação

◄ Leia outras notícias