Gestão

INTEGRADA: Cooperativa apresenta alternativas para safra de verão

Atenta às novidades do mercado, a Integrada já disponibiliza para a próxima safra verão (2018/19) cultivares de soja de alta tecnologia


Publicado em: 19/06/2018 às 15:00hs

INTEGRADA: Cooperativa apresenta alternativas para safra de verão

Com o objetivo de atender às necessidades de produtores de diferentes regiões onde a Integrada atua, a cooperativa possui uma gama de cultivares com diferentes tecnologias. Romildo Birelo, gerente da área de sementes da Integrada, apresenta algumas dessas tecnologias que já estão disponíveis para os cooperados. As variedades TMG 7062/7063/7067 são algumas das tecnologias que deverão ser destaque para a próxima safra verão. O gerente da Integrada afirma que elas se sobressaem principalmente em relação a tolerância à ferrugem da soja. As variedades são de ciclo semiprecoce e têm como característica ampla adaptação em diferentes tipos de solo e clima.

Adaptabilidade - Ainda em relação à adaptação, a 66I68 RSF IPRO também tem alto índice de adaptabilidade e é indicada para regiões quentes, inclusive em regiões de arenito. Uma característica dessa cultivar que difere das demais é a sua alta resistência a Fitóftora, fungo causador da “morredeira” da soja. Outro destaque é a variedade BS 2606 IPRO, que oferece ao agricultor um alto índice de produtividade, somada a um ciclo precoce. A SYN 1562 IPRO também é outra promessa na próxima safra verão. A cultivar de ciclo semiprecoce tem alto poder de engalhamento, o que permite o produtor trabalhar com menos plantas por hectare.

Em áreas com menor índice de precipitação, uma das alternativas é a NS 6700 IPRO, uma variedade semiprecoce que tem uma boa tolerância ao estresse hídrico.

Lançamento - Com o objetivo de elevar sempre o potencial produtivo de seus associados, a Integrada está atenta aos lançamentos do mercado. Uma delas é a nova variedade de soja tolerante ao percevejo. A variedade, desenvolvida pela Embrapa Soja, foi lançada durante o VIII Congresso Brasileiro de Soja, que acontece nessa semana no Centro de Convenções de Goiânia (GO). O desenvolvimento da cultivar vem sendo acompanhado desde o começo pelos técnicos da Integrada. “É uma tecnologia que agrega valor ao produtor”, afirma o gerente da área de sementes da cooperativa, Romildo Birelo. A cultivar ainda não foi distribuída para empresas e cooperativas para poder ser multiplicada, mas a expectativa é grande perante ao que a variedade promete.

Potencial - Birelo explica que a variedade não é resistente ao inseto, mas não é o tipo de alimento que o animal prefere. De acordo com informações fornecidas pela Embrapa Soja, a cultivar tem elevado potencial produtivo e suporta o dobro do ataque de percevejos em comparação com outras cultivares sem reduzir o rendimento. Com isso, o produtor terá um tempo maior para fazer a aplicação contra o inseto.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Integrada

◄ Leia outras notícias