Capacitação

Instrutor credenciado pelo Senar Minas desenvolve estudo sobre programa de visitação do Parque Estadual da Serra do Papagaio

O instrutor credenciado pelo Senar Minas na área de turismo rural, Gustavo de Paiva Resende Toledo, desenvolveu pesquisa sobre o programa de visitação ao Parque Estadual da Serra do Papagaio


Publicado em: 13/07/2018 às 12:40hs

Instrutor credenciado pelo Senar Minas desenvolve estudo sobre programa de visitação do Parque Estadual da Serra do Papagaio

Trata-se de sua dissertação de mestrado, intitulada “Programa de visitação do Parque Estadual da Serra do Papagaio (MG): desafios e oportunidades para o estabelecimento de parcerias”, que teve como orientador o professor Claudio Valladares Padua, da Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade – Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ).

De acordo com Gustavo, a intenção do estudo é “propor arranjos de parcerias para o programa de visitação, que, até o momento, não foi implantado oficialmente na unidade de conservação de proteção integral, localizada no sul do estado de Minas Gerais”.

O Parque Estadual da Serra do Papagaio é gerido pelo Instituto Estadual de Florestas de Minas Gerais (IEF-MG), autarquia ligada a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (SEMAD). O Parque foi criado no ano de 1998. Com área de 22.917 hectares, abrange parte dos municípios de Alagoa, Aiuruoca, Baependi, Itamonte e Pouso Alto. Segundo dados atualizados do IEF-MG, do ano de 2017, a unidade de conservação possui aproximadamente 40% de terras regularizadas.

Durante a pesquisa, Gustavo enumerou alguns desafios a serem vencidos: regularização fundiária, dotação orçamentária, recursos humanos, infraestrutura, regulamentos, associativismo, credenciamento de guias e condutores, programa de voluntariado, além do fortalecimento da identidade da unidade de conservação.

De acordo com Gustavo, “com os resultados da pesquisa, fica evidente o potencial que o entorno do Parque possui para o desenvolvimento de roteiros de turismo de base comunitária, integrando os atrativos e produtos que já são oferecidos aos visitantes, porém de forma pontual em cada localidade. Neste sentindo, há necessidade de incentivar o associativismo entre os guias e os condutores ainda não credenciados no Parque, como também o fortalecimento do empreendedorismo comunitário”.

Para tanto, o pesquisador sugere que o IEF busque proporcionar e estabelecer um arranjo de parcerias em curto e médio prazo, numa escala local, junto aos micro e pequenos empreendedores, como também com as associações e cooperativas, desde que tenham capacidade de oferecer serviços básicos de hospedagem, alimentação e de transporte para os visitantes do Parque, proporcionando a conservação da biodiversidade e a valorização da cultura local.

Entre as atividades desenvolvidas atualmente, elencadas por Gustavo, estão: escalada/rapel, caminhada/travessia, ciclismo e canionismo, além de cavalgada e educação ambiental e pesquisas. Por outro lado, foram apontadas atividades potenciais: observação de aves, astronomia, fotografia na natureza, festivais de música e gastronomia.

PESP

O Parque Estadual da Serra do Papagaio abriga um importante remanescente de Mata Atlântica do estado. Localizado na Serra da Mantiqueira, possui formações mistas de campos, matas e áreas de enclave com matas de araucária. Na unidade de conservação, concentram-se as nascentes dos principais rios formadores da bacia do Rio Grande, responsável pelo abastecimento de grandes centros urbanos do sul de Minas.

O Parque é uma importante reserva de diversas espécies de mamíferos, aves e anfíbios, convivendo e se reproduzindo graças à riqueza de ambientes e abrigos existentes. Destacam-se o mono carvoeiro, o lobo-guará, o papagaio do peito roxo e a onça parda.

Fonte: Assessora de Imprensa SENAR MINAS

◄ Leia outras notícias