Aveia, Trigo e Cevada

Importação de trigo pelo Brasil em 2017 será a maior em uma década, aponta Conab

A importação de trigo pelo Brasil neste ano deverá atingir 7,2 milhões de toneladas, o maior volume em cerca de uma década, após uma quebra de safra do cereal no país, apontou nesta terça-feira a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab)


Publicado em: 14/12/2017 às 19:50hs

Importação de trigo pelo Brasil em 2017 será a maior em uma década, aponta Conab

O Brasil, um dos maiores importadores globais de trigo, já havia comprado grandes volumes do cereal em 2016, quando as importações tinham somado 7,09 milhões de toneladas.

Em anos normais, o Brasil costumam importar cerca de metade de seu consumo, estimado em 2017 em 11,3 milhões de toneladas, de acordo com dados da Conab,

Nesta terça-feira, a Conab revisou para cima sua previsão de importação neste ano em 200 mil toneladas na comparação com a projeção de novembro, após reduzir a previsão de colheita, praticamente finalizada, em quase 270 mil toneladas.

O volume estimado para 2017 só fica abaixo da importação registrada na série histórica da Conab em 2006/07, quando o Brasil importou mais de 7,5 milhões de toneladas --naquela época, a Conab não apontava o ano calendário como referência para os números, mas sim o ano-safra.

As importações de trigo do Brasil neste ano foram dominadas pelo produto da Argentina, tradicionalmente o principal fornecedor do Brasil, com mais de 4 milhões de toneladas de janeiro a outubro, segundo dados da associação da indústria Abitrigo.

Paraguai, Estados Unidos e Canadá aparecem como fornecedores menores do país.

Com o Brasil comprando grandes volumes no exterior, outros fornecedores, como a Rússia, estão de olho no mercado brasileiro.

Técnicos dos dois governos estão discutindo uma abertura ao trigo russo, enquanto também negociam a retomada do mercado da Rússia para a carne brasileira.

Fonte: Reuters

◄ Leia outras notícias