Gestão

IICA participou de reunião anual de adidos agrícolas dos EUA em Washington

Autoridades do IICA e do USDA discutiram as contribuições conjuntas para o setor agropecuário do hemisfério, por ocasião da Conferência Mundial de Adidos Agrícolas


Publicado em: 17/07/2018 às 08:40hs

IICA participou de reunião anual de adidos agrícolas dos EUA em Washington

O Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), representado por seu subdiretor-geral, Lloyd Day, participou em Washington de reuniões com autoridades do Serviço Agrícola no Exterior (FAS, na sigla em inglês) do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) nas quais foram discutidas ações conjuntas em benefício da agropecuária do hemisfério.

Os encontros se deram durante a Conferência Mundial de Adidos Agrícolas (GAAC), evento no qual os representantes do FAS-USDA planejaram sua estratégia anual.

Day participou na sessão de debates sobre o Hemisfério Ocidental ao lado do representante do IICA nos Estados Unidos, Miguel García-Winder.

O FAS é o principal ponto de contato entre o IICA e o USDA para o apoio a projetos como: a capacitação de produtores para o cumprimento da Lei de Modernização da Segurança dos Alimentos; o apoio à participação da América Latina e Caribe no Codex Alimentarius; o fortalecimento dos sistemas de informação de mercado; os standards e equivalências orgânicas na região; as normas sanitárias e fitossanitárias baseadas na ciência e no comércio para os membros da União Aduaneira Centroamericana; a implementação e participação no Protocolo de Cartagena sobre biosegurança e a iniciativa para proteger o Grande Caribe.

“Reunirmos com nossos parceiros do USDA na GAAC é uma excelente oportunidade para aproveitar o desenvolvimento das capacidades que o IICA e o USDA realizaram durante 75 anos. O IICA é um aliado estratégico do USDA para o desenvolvimento agrícola de todo o hemisfério. Estamos agradecidos pelas décadas de apoio e de associação”, disse Lloyd Day.

Os escritórios regionais do FAS-USDA também apoiam as iniciativas de desenvolvimento de capacidades através do IICA, como o projeto Fortalecimento das Capacidades de Investigação Institucional em 18 cadeias produtivas na Guatemala, a Aliança para o Progresso, em Honduras, e a capacitação em biotecnologia e segurança alimentar em todo o hemisfério.

O representante do USDA na Guatemala, Todd Drennan, acrescentou que o departamento “trabalha em associação com o IICA em todo o continente americano e no Caribe para ajudá-lo a alcançar seus objetivos de melhorar o comercio agrícola e a segurança alimentar mundial”.

Fonte: IICA - Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura

◄ Leia outras notícias