Mercado Florestal

ICFPA divulga relatório anual com dados de sustentabilidade da indústria global de produtos florestais

O Brasil é destaque do relatório com cerca de 5,5 milhões de hectares de área florestal pertencentes às empresas associadas à Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) certificados, em 2016, por organizações independentes como o FSC e o PEFC, representado por Cerflor no Brasil


Publicado em: 11/12/2017 às 19:10hs

ICFPA divulga relatório anual com dados de sustentabilidade da indústria global de produtos florestais

O International Council of Forest and Paper Associations (ICFPA) - principal órgão institucional da indústria florestal no mundo, e do qual a Ibá faz parte - lançou o Relatório de Progresso de Sustentabilidade 2017, que apresenta o progresso dos membros mundiais da entidade sobre sustentabilidade.

"Estamos orgulhosos de anunciar o progresso contínuo do nosso setor global, nos aspectos sociais e ambientais associados à gestão florestal e a fabricação de produtos florestais", disse Jane Molony, presidente do ICFPA. "Vamos continuar a atender a crescente demanda global de produtos sustentáveis, incluindo combustível, fibra e produtos florestais, sendo referência para a consolidação de uma economia mais verde", acrescentou.

O Brasil é destaque do relatório com cerca de 5,5 milhões de hectares de área florestal pertencentes às empresas associadas à Indústria Brasileira de Árvores (Ibá) certificados, em 2016, por organizações independentes como o FSC e o PEFC, representado por Cerflor no Brasil. Este é um aumento de 8% em relação a 2015. O número de detentores de certificados de manejo florestal aumentou 14%. Elizabeth de Carvalhaes, presidente executiva da Ibá, explicou que a associação continua envolvida na promoção de padrões de certificação, trabalhando com os membros da Câmara Econômica da América Latina para alinhar posições e interesses comuns considerando políticas e padrões de certificação.

O relatório indica que o desempenho de sustentabilidade global da indústria de produtos florestais está melhorando, com todos os indicadores agregados para as associações de relatórios que mostram o progresso de seus respectivos anos de linha de base:

- Desde 2004/2005, os membros da ICFPA reduziram a intensidade de emissões de gases de efeito estufa em 16%; e aumentaram a participação de bioenergia no mix de combustível da indústria em 10,3 pontos percentuais;
- O número de hectares certificados por sistemas de certificação de manejo florestal atingiu 54% em 2015;
- A taxa global de reciclagem de papel atingiu 58,9% em 2015 - um aumento de 12,4 pontos percentuais a partir de 2000.
- Os membros reduziram o uso de água no processo produtivo em 7,2% desde 2004/2005 até 2015.

Contribuíram para o Relatório de Sustentabilidade 2017 as indústrias florestais da África do Sul, Austrália, Brasil, Canadá, Chile, Estados Unidos, Europa, Japão, Nova Zelândia.

O ICFPA representa 19 associações de celulose, papel, madeira e fibra que abrangem 36 países, incluindo os principais produtores desses segmentos do mundo.

O relatório completo está disponível.

Fonte: Assessoria de Comunicação Ibá

◄ Leia outras notícias