Clima

Hortaliça apresenta redução de qualidade nas regiões produtoras

No últimos dois meses, devido ao excesso da chuva e do calor nas regiões produtoras, algumas hortaliças como a alface, batata e cenoura, tiveram uma redução da qualidade


Publicado em: 16/04/2018 às 10:00hs

Hortaliça apresenta redução de qualidade nas regiões produtoras

No últimos dois meses, devido ao excesso da chuva e do calor nas regiões produtoras, algumas hortaliças como a alface, batata e cenoura, tiveram uma redução da qualidade que, consequentemente, resultou na baixa de preços, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O resultado para o consumidor final, foram produtos mais baratos e menos viçosos.


Segundo essa mesma pesquisa, realizada pelo Conab, o tomate mesmo depois de suas altas nos meses anteriores, começou a diminuir o preço em algumas regiões. A queda de preços da batata ocorreu em quase todo o país, com exceção da capital paulista, em que houve um aumento de 0.98%, e do Rio de Janeiro, onde o declínio foi de apenas 1,26%. No geral, a queda ficou entre 4,17% em Brasília e 18,12% em Goiânia.

Em relação à cenoura, a queda foi generalizada, tendo o número mais crítico de declínio em 26,60% em Goiânia e o menos, com 6,34% em Minas Gerais. A única hortaliça que não apresentou queda, e sim aumento, foi a cebola.

Previsão para o plantio

Segundo Alexandre Nascimento, Meteorologista da Climatempo, após dias de chuvas abundantes em Goiás, Minas Gerais e no Rio de Janeiro, a instabilidade começa a diminuir à partir desta semana e deve ficar de normal à abaixo da média no restante de abril. De forma geral, a chuva neste mês se aproxima da normalidade climatológica, mas concentrando a chuva no início de abril. Nas próximas semanas, a tendência é que os dias mais frios deem lugar ao calor.

Fonte: Climatempo

◄ Leia outras notícias