Gestão

HF BRASIL: Maior produtividade de tomate e alface reduz custos de produção

A matéria de capa deste mês da revista Hortifruti Brasil, do Cepea indica que os custos de produção de tomate e de alface recuaram em 2017


Publicado em: 18/06/2018 às 16:40hs

HF BRASIL: Maior produtividade de tomate e alface reduz custos de produção

A matéria de capa deste mês da revista Hortifruti Brasil, do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, indica que os custos de produção de tomate e de alface recuaram em 2017, devido à maior produtividade. Ainda que esse maior rendimento tenha causado excesso de oferta e, sobretudo, queda nos preços, acabou reduzindo os custos unitários. Além disso, no ano passado, o dólar esteve estabilizado, os juros, em queda e os gastos com mão de obra, menores, fatores que amenizaram a pressão sobre os custos de produção de tomate e da alface.

Pesquisadores da HF Brasil alertam, no entanto, que esses bons números ainda não impulsionaram a rentabilidade do produtor, devido à queda generalizada dos preços no ano passado, em decorrência da maior oferta e da demanda limitada.

10 ANOS DE LEVANTAMENTO DE CUSTOS DE TOMATE EM MOGI GUAÇU (SP) – Na edição de junho, a equipe da Hortifruti Brasil completa 10 anos ininterruptos de levantamento de custos de produção de tomate em Mogi Guaçu (São Paulo). De lá para cá, foram muitas as planilhas alimentadas e as análises realizadas, visando auxiliar o agricultor na tomada de decisão e a ter uma gestão sustentável. Todas as análises destes 10 anos estão disponíveis no site da HF Brasil.