Olá, Visitante Entre Cadastre-se EAD

Portal do Agronegócio

Genômica e reprodução são temas de evento em Campo Grande (MS)

Campo Grande (MS) sedia mais uma vez, entre os dias 7 e 9 de agosto, no auditório do Sindicato Rural, o REPGEN, evento que reúne o Simpósio de Reprodução em Gado de Corte e o Workshop de Genômica e Melhoramento Animal. Realizado pela Embrapa e parceiros, com organização da Personal Pec, o encontro trará informações recentes sobre reprodução e genômica para produtores, técnicos, especialistas e acadêmicos.

“Enquanto houver a necessidade de atingirmos melhores índices de produtividade e novas ferramentas e metodologias surgirem, o evento apresentará novidades ao público”, destaca uma das organizadoras do REPGEN, Fabiane Siqueira, pesquisadora da Embrapa. A melhorista conta que nos últimos dez anos, por exemplo, muito se discutiu sobre a técnica de seleção genômica e métodos para se implementar o uso em larga escala. Entretanto, atualmente, “o que se discute é a ampliação do uso da tecnologia e a obtenção de informações fenotípicas geradas com maior confiabilidade e antecipação”.

Nesse último ponto, segundo Siqueira, os estudos trouxeram maior segurança aos produtores para o uso da genômica a campo, por meio de seus resultados positivos. No dia 9, quinta-feira, os participantes do REPGEN perceberão isso em palestras voltadas à temática, como “ferramentas genômicas, um vasto campo além das DEPs” e “combinando biotecnologias reprodutivas com tecnologias genômicas para potencializar o progresso genético do rebanho”, ministrada por Laercio Ribeiro Porto-Neto, doutor em genética molecular e pesquisador da CSIRO Agriculture & Food/Austrália, organização de pesquisa australiana.

Porto-Neto é um dos destaques da programação e virá à Capital somente para palestrar no evento, que contará também com especialistas das universidades de São Paulo (USP), Viçosa (UFV), Estadual Paulista (UNESP), Mato Grosso do Sul (UFMS), Uberlândia (UFU), Santo Amaro (Unisa) e Anhanguera-Uniderp e empresas como Lageado Biotecnologia e Pecuária, Alta Genetics do Brasil, RG Genética, DeltaGen e Sekita Agronegócios.

Minicursos

O primeiro dia de evento, 7, é reservado a minicursos que acontecem simultaneamente. Um deles abordará a edição gênica e sua aplicação, com Luiz Sergio de Almeida Camargo da Embrapa (MG). O outro, o manejo reprodutivo, as tecnologias aplicadas à reprodução e as novas tendências estratégicas para incremento da taxa de desmama, com Gustavo Guerino Macedo da Universidade Federal de Uberlândia (MG).

Simpósios – Reprodução e Genômica

O dia 8, quarta-feira, terá enfoque técnico, em aplicações e estratégias para o emprego de novas biotecnologias reprodutivas. Ao final da manhã e da tarde mesas redondas com a presença de pesquisadores para discutir temas relacionados à reprodução bovina. A quinta-feira, 9, como mencionada, será direcionada à genômica aplicada a gado de corte.

Com inscrições feitas pela internet, o REPGEN tem apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Movimento Nacional de Produtores (MNP), Programa Geneplus e Sindicato Rural de Campo Grande (MS), com patrocínio: Zoetis, Ouro Fino, Romancini, Sires, Neogen, Semex, Biovet, Neovet e ST Repro, Tairana, C.O.R.T. Genética Brasil e Gran Beef.

Informações: www.repgenms.com.br

Imprensa:
Enviar matéria
Data de Publicação: 04/07/2018 às 08:00hs
Fonte: Embrapa Gado de Corte
◄ Leia outras notícias
Portal do Agronegócio © Copyright 2013 Portal do Agronegócio. Desenvolvido por: