Logística e Transporte

Frete mínimo congelou entregas de fertilizantes, diz Anda

Entidade que representa a indústria de adubo informa que ainda há 27 milhões de toneladas por entregar


Publicado em: 18/06/2018 às 19:20hs

Frete mínimo congelou entregas de fertilizantes, diz Anda

A política de preços mínimos de frete rodoviário distorceu a atividade econômica e “congelou“ as operações de entrega de fertilizantes no Brasil. É o que informa a Associação Brasileira para Difusão de Adubos, em nota oficial divulgada nesta semana, reforçando o coro das entidades críticas ao que vêm chamando de tabelamento do transporte de carga.

“O setor, em resumo, encontra-se em câmera lenta e muito aquém do que deveria estar entregando em pleno início do seu maior pico (redução de 30% nas entregas de maio)”, diz o comunicado, segundo o qual ainda há pelo menos 27 milhões de toneladas ainda por entregar, volume que corresponde a 80% do ano.

De acordo com a Anda, a tabela de referência divulgada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) impôs aumentos de 100% nos preços do frete. E essa condição foi estabelecida em um momento de queda nos preços dos fertilizantes. Com base em dados de consultorias privadas, a associação informa que as cotações do adubo caíram 7,8% em dois anos.

Representante de mais de cem empresas do setor de fertilizantes, a Anda foi uma das entidades ligadas ao agronegócio que entrou na Justiça contra o preço mínimo do frete rodoviário. Na quinta-feira, chegaram a ser proferidas decisões contra as tarifas de referência, mas, no fim do dia, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, determinou a suspensão de todos os processos nas instâncias inferiores.

Fonte: GLOBO RURAL

◄ Leia outras notícias