Avicultura

Frango vivo: preços se encontram dentro do padrão do período

O fraco desempenho do frango vivo nestas seis primeiras semanas de 2018 deixa a impressão de que o mercado vem apresentando fragilidade maior que a prevista para este momento do ano


Publicado em: 07/02/2018 às 13:00hs

Frango vivo: preços se encontram dentro do padrão do período

Naturalmente, os resultados se encontram aquém do desejado. Mas não fogem ao padrão do período. Observação que pode ser confirmada por rápida retrospectiva aos três anos anteriores, como mostra o gráfico abaixo.

Em outras palavras, pelo menos até aqui a cotação do frango vivo apresenta o mesmo comportamento observado em idêntico período de 2015, 2016 e 2017: de queda no decorrer de janeiro e – embora com preço menor – de relativa estabilidade em parte de fevereiro.

Obviamente, mesmo mantendo idêntico padrão, os indices de queda de cada exercício são diferentes entre si. Em 2015, por exemplo, o menor preço do periodo ficou 4,25% abaixo do preço inicial do ano. Já nos dois anos seguintes esses indices aumentaram, chegando a 15% em 2017 e a quase 17% em 2016.

Neste ano, o menor preço do período – R$2,50/kg, valor que permanece inalterado desde o início da segunda quinzena de janeiro – se encontra 7,41% abaixo da cotação inicial do ano (R$2,70/kg), ou seja, é um resultado pior que o de 2015, mas bem melhor que o dos dois anos passados.

A destacar nesse “comportamento padronizado” para o período que, nos três exercícios anteriores e ainda no mês de fevereiro, o mercado reagiu, propiciando ajustes para cima nos preços do frango vivo. Que essa praxe se mantenha também em 2018 – é a torcida.

Fonte: AviSite

◄ Leia outras notícias