Olá, Visitante Entre Cadastre-se EAD

Portal do Agronegócio

Frango vivo e abatido: relação de preços também estável

Como nos cinco meses decorridos entre abril e agosto a cotação do frango vivo permaneceu inalterada, enquanto a do frango abatido continuou acompanhando as altas e baixas típicas de cada período do mês, é natural concluir-se que a relação de preços entre os dois produtos (adicional obtido pelo abatido em relação ao frango vivo) tenha apresentado grandes variações no decorrer de cada mês.

Da mesma forma, retrocedendo-se a 2016 – ano marcado pela explosão de preços das matérias-primas, cuja evolução o frango não conseguiu acompanhar – seria normal supor-se que a relação de preços entre vivo e abatido sofreu variações ainda maiores.

Curiosamente, porém, nada disso ocorreu. Pois, a despeito das variações bastante significativas de um mês para outro (em março de 2016, por exemplo, a cotação do abatido ficou apenas 16% acima da alcançada pelo frango vivo e três meses depois subia para 40%), analisados períodos de tempo mais longos a relação vem se mantendo praticamente a mesma.

Ou seja: tanto nos 12 meses de 2016, como nos oito primeiros meses de 2016, nos oito primeiros meses de 2017 ou, ainda, nos cinco meses entre abril e agosto de 2017, o valor médio alcançado pelo frango abatido foi 30% superior ao da cotação média da ave viva, com variações mínimas (inferiores a meio por cento) nesses quatro parâmetros.

Imprensa:
Enviar matéria
Data de Publicação: 08/09/2017 às 11:10hs
Fonte: AviSite
◄ Leia outras notícias
Portal do Agronegócio © Copyright 2013 Portal do Agronegócio. Desenvolvido por: