Clima

Falta de chuva prejudica desenvolvimento da cana em SP

A presença de uma frente fria sobre o norte da Região Sudeste mantém muitas áreas de instabilidade sobre o centro-norte do Brasil


Publicado em: 17/04/2018 às 15:55hs

Falta de chuva prejudica desenvolvimento da cana em SP

A presença de uma frente fria sobre o norte da Região Sudeste mantém muitas áreas de instabilidade sobre o centro-norte do Brasil. Com isso, a terça-feira (17) deverá ser marcada por pancadas de chuva em grande parte das regiões produtoras do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, Tocantins, Piauí, Bahia, Espírito Santo e sul da Bahia.

A chuva na metade norte do país, está possibilitando a manutenção dos bons níveis de umidade do solo, garantindo excelentes condições de desenvolvimento das lavouras de 2ª safra. No entanto, em regiões como o Maranhão e o Piauí, a chuva vem atrapalhando o andamento da colheita de soja e ocasiona percentuais elevados de grãos ardidos.

No centro-sul do país, devido a presença de uma massa de ar polar que além de deixar as temperaturas mínimas mais baixas, impede a formação de nuvens de chuva, deixando o tempo aberto e sem instabilidade. Apesar desse tempo seco e frio, a chuva registrada nos últimos dias elevou os níveis de água do solo, garantindo boas condições ao desenvolvimento das lavouras de milho, feijão, algodão, cana-de-açúcar e café

No estado de São Paulo não houve registros de chuva de volumes relevantes e com isso, abre-se uma janela de mais de 15 dias sem registros de precipitações significativas sobre as principais regiões produtoras do estado. Com isso, a situação agrava as condições das lavouras, principalmente para os grãos e a cana de açúcar. A única vantagem desse tempo seco é para os produtores que estão em processo de colheita.

Fase de colheita

Nesta semana, a tendência é que ainda venham ocorrer algumas pancadas irregulares de chuva sobre o centro-norte do Brasil. Mas a previsão para a semana que vem é de que não ocorra chuva nas áreas produtoras de milho, algodão e feijão. Para os produtores que estão em fase de colheita, a ausência de chuva permitirá que eles avancem sem grandes transtornos.

Na Região Sul, incluindo o sul do Mato Grosso do Sul, a semana é de tempo aberto e sem chuva. Somente na sexta-feira (20) é que o avanço de uma nova frente fria pelo Rio Grande do Sul irá modificar o tempo, levando novamente chuva para grande parte da Região. Assim como ocorreu no último final de semana, a previsão é que esse sistema avance pela Região Sul, levando chuva a grande parte do país no começo da semana que vem.

Fonte: Climatempo

◄ Leia outras notícias