Olá, Visitante Entre Cadastre-se EAD

Portal do Agronegócio

Exportação de máquinas agrícolas sustenta produção interna

Nesse mesmo período, as exportações tiveram aumento de 39%. O destaque ficou para a de colheitadeiras de grãos, cuja evolução atingiu 121% até agosto.

Os dados são da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

Com a produção nacional de grãos atingindo 240 milhões de toneladas na safra 2016/17, as indústrias aumentaram em 40% a produção de colheitadeiras e em 27% a de tratores.

Já as vendas internas registram uma evolução maior para tratores, cuja comercialização subiu 16% no atacado. A de colheitadeira evoluiu apenas 2,5%.

A New Holland e a John Deere trocaram de posição na liderança de vendas de colheitadeiras neste ano.

A primeira teve participação de 38%, enquanto a segunda ficou com 36%. De janeiro a agosto de 2016, a John Deere liderava com 44%, e a New Holland tinha 33%.

No setor de tratores, a liderança no ano é da John Deere, com 29%, seguida da Massey Ferguson, que detém 21%.

A boa evolução da produção e das vendas de máquinas agrícolas tem permitido um aumento no quadro de funcionários da indústria. No mês passado, o setor empregava 18,7 mil trabalhadores, 16% mais do que em igual mês de 2016.

As perspectivas para a próxima safra, cujo plantio está começando, também são boas para o setor de máquinas. As primeiras estimativas são de área e de produção de soja, o carro-chefe da agricultura, próximas dos recordes deste ano.

Imprensa:
Enviar matéria
Data de Publicação: 11/09/2017 às 17:00hs
Fonte: Folha de S. Paulo
◄ Leia outras notícias
Portal do Agronegócio © Copyright 2013 Portal do Agronegócio. Desenvolvido por: