Olá, Visitante Entre Cadastre-se EAD

Portal do Agronegócio

Expedição Avicultura 2017 visita estados que produzem 84% do frango brasileiro

A Expedição Avicultura 2017 vai a campo para fazer um novo diagnóstico da cadeia produtiva do frango no Brasil. Com visitas a granjas, indústrias, terminais de distribuição e portos, a equipe do projeto técnico-jornalístico pretende debater com todos os atores do agronegócio o desenvolvimento do setor, no campo e na cidade. Na quarta edição do projeto, além da região Sul, responsável pelo maior volume de abate e exportação da proteína, os roteiros contemplam os estados de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. Os seis estados contemplados no roteiro respondem por mais de 84% da produção de carne de frango brasileira, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referentes a 2016.

O percentual equivale a 11,1 milhões de toneladas, das 13,2 mi t da proteína produzidas em todo o país ao longo do ano passado. Os números também impressionam quando o assunto é exportação. Somente os três maiores produtores, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, embarcaram mais de 3,2 mi t de frango em 2016 – quase 75% do total nacional, que alcançou 4,3 mi t.

“A ideia do projeto é discutir distribuição de renda e desenvolvimento econômico dentro e fora da porteira, debatendo abastecimento, segurança alimentar, consumo, gourmetização e agroeconomia”, destaca o gerente do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e coordenador da Expedição Avicultura, Giovani Ferreira.

Roteiro

As primeiras incursões em campo serão no Paraná, com visitas previstas às regiões de Jaguariaíva, Joaquim Távora, Maringá, Palotina, Cascavel, Francisco Beltrão e Pato Branco. Ainda em julho a equipe de técnicos e jornalistas percorre o Oeste catarinense e acompanha a produção e industrialização do frango em Chapecó e Concórdia. O roteiro por Santa Catarina termina com visitas em Lauro Muller, na capital do estado, Florianópolis, e no porto de Itajaí. Para concluir os trabalhos pelo Sul do Brasil, a Expedição Avicultura passa pelas cidades gaúchas de Tapejara, Farroupilha, Teutonia, Salvador do Sul e Porto Alegre. Em agosto, a equipe segue para a segunda fase do roteiro, que contempla São Paulo, Minas Gerais e Goiás.

Sobre a Expedição Avicultura 2017

Em sua quarta edição, a Expedição Avicultura 2017 faz um novo diagnóstico técnico-jornalístico da cadeia produtiva do frango no Brasil com visitas às principais regiões produtoras e exportadoras da proteína no país. Além dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, contemplados nas edições anteriores, São Paulo, Minas Gerais e Goiás, passam a fazer parte do roteiro. O projeto é uma iniciativa do Núcleo de Agronegócio Gazeta do Povo e conta com o apoio da Boehringer Ingelheim, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Banco do Brasil, C. Vale Cooperativa Agroindustrial, Integra Foods, Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar) e Grupo Renault.

Imprensa:
Enviar matéria
Data de Publicação: 14/07/2017 às 19:10hs
Fonte: Assessoria de Comunicação Expedição Avicultura 2017
◄ Leia outras notícias
Portal do Agronegócio © Copyright 2013 Portal do Agronegócio. Desenvolvido por: