Bovinos de Corte

Estudos de genotipagem identificam possíveis inconsistências na genealogia de reprodutores de bovinos da raça Nelore

A CRV Lagoa, em parceria com a Conexão Delta G e Unesp de Araçatuba, desenvolveu um estudo para a aplicação da seleção genômica em reprodutores bovinos da raça Nelore


Publicado em: 02/05/2013 às 14:30hs

Estudos de genotipagem identificam possíveis inconsistências na genealogia de reprodutores de bovinos da raça Nelore

Como parte do processo de pesquisa, foi estruturado um banco de material biológico, analisado com a mais poderosa tecnologia de genotipagem de marcadores de DNA, que investiga simultaneamente 777.000 SNP de um animal.

Devido à importância da informação correta de parentesco para a condução das avaliações genéticas, logo na primeira etapa foi realizada a confirmação da paternidade de todos os animais. Em seguida, foi confrontada a genealogia conhecida com aquela formada a partir das informações genômicas de cada reprodutor.

Nesse processo de confrontação o grupo de pesquisa detectou inconsistências nas informações relativas à genealogia conhecida dos animais estudados. A frequência de inconsistências encontradas nesta amostra foi de 5,7%, indicando um valor baixo quando comparado aos padrões internacionais, publicados em diversos estudos, que apresentam taxas de equívocos genealógicos ao redor de 15%.

Sabemos que a metodologia utilizada é muito eficiente na identificação de inconsistências genealógicas, contudo não possui a mesma eficiência para a certificação da genealogia correta.

Neste sentido, a CRV Lagoa, seguindo sua filosofia de transparência e respeito aos criadores e ao mercado, entende que estudos complementares são necessários para dirimir dúvidas sobre este tema e que a participação da ABCZ, como entidade delegada pelo Ministério da Agricultura para a administração e execução do registro genealógico das raças zebuínas, é necessária para condução da nova fase desta investigação.

Sobre a CRV Lagoa

Instalada em Sertãozinho, região nordeste do Estado de São Paulo, a empresa faz parte desde 1998 da CRV, cooperativa belgo-holandesa de melhoramento genético com 140 anos de história. Com sede na Holanda, a CRV está presente na África do Sul, Alemanha, Bélgica, Brasil, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Nova Zelândia e República Tcheca e conta com representantes em mais de 50 países.

Maior central de genética bovina da América Latina, a CRV Lagoa oferece, desde 1971, sêmen convencional e sexado de touros nacionais e importados, programas de melhoramento genético para rebanhos de corte e leite como o PAINT e o Gestor Leite, além de serviços como o Centro de Performance, Ensino Avançado, CRV Lagoa Embryo, Insemina Fácil, entre outros. Mais informações: www.crvlagoa.com.br.

Fonte: Assessoria de Comunicação CRV Lagoa

◄ Leia outras notícias