Portal do Agronegócio

Estudos de genotipagem identificam possíveis inconsistências na genealogia de reprodutores de bovinos da raça Nelore

A CRV Lagoa, em parceria com a Conexão Delta G e Unesp de Araçatuba, desenvolveu um estudo para a aplicação da seleção genômica em reprodutores bovinos da raça Nelore

Como parte do processo de pesquisa, foi estruturado um banco de material biológico, analisado com a mais poderosa tecnologia de genotipagem de marcadores de DNA, que investiga simultaneamente 777.000 SNP de um animal.

Devido à importância da informação correta de parentesco para a condução das avaliações genéticas, logo na primeira etapa foi realizada a confirmação da paternidade de todos os animais. Em seguida, foi confrontada a genealogia conhecida com aquela formada a partir das informações genômicas de cada reprodutor.

Nesse processo de confrontação o grupo de pesquisa detectou inconsistências nas informações relativas à genealogia conhecida dos animais estudados. A frequência de inconsistências encontradas nesta amostra foi de 5,7%, indicando um valor baixo quando comparado aos padrões internacionais, publicados em diversos estudos, que apresentam taxas de equívocos genealógicos ao redor de 15%.

Sabemos que a metodologia utilizada é muito eficiente na identificação de inconsistências genealógicas, contudo não possui a mesma eficiência para a certificação da genealogia correta.

Neste sentido, a CRV Lagoa, seguindo sua filosofia de transparência e respeito aos criadores e ao mercado, entende que estudos complementares são necessários para dirimir dúvidas sobre este tema e que a participação da ABCZ, como entidade delegada pelo Ministério da Agricultura para a administração e execução do registro genealógico das raças zebuínas, é necessária para condução da nova fase desta investigação.

Sobre a CRV Lagoa

Instalada em Sertãozinho, região nordeste do Estado de São Paulo, a empresa faz parte desde 1998 da CRV, cooperativa belgo-holandesa de melhoramento genético com 140 anos de história. Com sede na Holanda, a CRV está presente na África do Sul, Alemanha, Bélgica, Brasil, Espanha, Estados Unidos, Luxemburgo, Nova Zelândia e República Tcheca e conta com representantes em mais de 50 países.

Maior central de genética bovina da América Latina, a CRV Lagoa oferece, desde 1971, sêmen convencional e sexado de touros nacionais e importados, programas de melhoramento genético para rebanhos de corte e leite como o PAINT e o Gestor Leite, além de serviços como o Centro de Performance, Ensino Avançado, CRV Lagoa Embryo, Insemina Fácil, entre outros. Mais informações: www.crvlagoa.com.br.


Data de Publicação: 02/05/2013 às 14:30hs
Fonte: Assessoria de Comunicação CRV Lagoa
◄ Leia outras notícias
Imprensa:
Enviar matéria
Portal do Agronegócio © Copyright 2013 Portal do Agronegócio. Política de Privacidade Desenvolvido por: