Arroz

Estoques de arroz atingirão menor nível em cinco anos

O IGC diz que a produção mundial do grão deve chegar a 491 MT


Publicado em: 01/08/2018 às 16:00hs

Estoques de arroz atingirão menor nível em cinco anos

A mais recente previsão do Conselho Internacional de Grãos (IGC) estima que os estoques globais de arroz se estagnarão nas 121 milhões de toneladas após a safra 2018/2019, registrando o menor nível em cinco anos. De acordo com o Conselho, foram armazenados 123 milhões de toneladas do grão no último ciclo.

A perspectiva global de produção de arroz deve registrar o melhor resultado desde 2015, com a colheita da próxima safra chegando a cerca de 491 milhões de toneladas, um aumento de 3 milhões de toneladas em relação ao último ciclo que fechou esse número em 488 milhões. Além disso, o comércio do grão ficará em 48 milhões de toneladas, 1 milhão a mais do que no ano passado.

"As previsões para a oferta e demanda de arroz em 2017/18 praticamente não mudaram; o comércio deverá atingir um volume recorde em 2018, graças à forte demanda na Ásia e a expectativa de aumento na safra da Tailândia", diz o relatório do IGC.

Nesse cenário, espera-se que ocorra uma leve queda de produção na China, mas que será compensada pelo bom desenvolvimento das lavouras de arroz dos outros países exportadores do grão. Segundo o Conselho, o aumento da população mundial será o fator chave para equilibrar a oferta e a procura do cereal ao redor do mundo.

"As colheitas mais abundantes nos principais exportadores compensarão confortavelmente alguma queda na produção na China. O comércio permanecerá em um nível alto em 2018, e a Índia está emergindo novamente, após o oitavo ano consecutivo, como o maior exportador do cereal", conclui o relatório.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias