Clima

Estiagem atrasa plantio de amendoim em Jaboticabal (SP)

Para não correr o risco, mais de 90% dos agricultores adiaram o plantio. Demora vai atrasar a colheita e a geração de empregos na região


Publicado em: 06/11/2017 às 20:50hs

Estiagem atrasa plantio de amendoim em Jaboticabal (SP)

A estiagem atrasou o plantio de amendoim em Jaboticabal, principal área produtora do estado de São Paulo . O ideal seria no final de setembro, mas só agora começaram os trabalhos.

As máquinas trabalham contra o tempo. Até agora, a área plantada representa apenas 10%. Ainda tem muita terra esperando as sementes.

Outros produtores não quiseram esperar e plantaram durante a estiagem, mas algumas sementes não germinaram por causa do solo seco.

Para não correr o risco de investir sem ter resultado, mais de 90% dos agricultores adiaram o plantio na principal área produtora de amendoim de São Paulo.

Guilherme Salis Uitdewilligen é gerente de sementes de uma cooperativa e diz que a demora no plantio vai atrasar também a colheita e a geração de mais de 500 empregos. "Principalmente mão de obra manual, que está parada esperando início das chuvas. E consequentemente no arranquio e na colheita, no recebimento safra nas cooperativas também vai postergar devido ao atraso das chuvas".

A produção de amendoim em São Paulo deve chegar perto de 500 mil toneladas.

Fonte: Globo Rural

◄ Leia outras notícias