Gestão

Estão disponíveis relatórios de Custos de Produção do CEPEA

Relatórios de Custos de Produção do CEPEA


Publicado em: 15/08/2018 às 17:00hs

Estão disponíveis relatórios de Custos de Produção do CEPEA

Cereais, fibras e oleaginosas:

Preços atuais não trazem resultados satisfatórios para o milho 2ª safra 2017/18

A segunda safra de milho 2017/18, que está em plena colheita no País, tem registrado bons preços em Sorriso (MT), Cascavel (PR) e Dourados (MS). Apesar disso, os resultados frente aos custos de produção não têm sido satisfatórios. Vale lembrar que esse cenário ainda pode se alterar, visto que, ao entrar em prática o novo tabelamento dos fretes, o preço do milho ao produtor pode registrar novas baixas. Até o momento, compradores têm arcado com a diferença do frete negociado em contratos estabelecidos anteriormente à aprovação do tabelamento dos fretes. Já nas novas negociações, os compradores devem repassar o valor do frete.

Leia Mais 

Pecuária de corte:

Alta nos custos com dieta exige cautela de confinadores em 2018

O confinamento é a atividade da pecuária de corte que envolve maior risco financeiro ao produtor, isso porque, de um lado, exigem pesados investimentos na aquisição de animais, matérias-primas para a dieta e estrutura de produção. Por outro, necessita de uma programação assertiva na comercialização dos bois gordos terminados. Assim, o planejamento técnico e financeiro adequado é o principal aliado do pecuarista na hora de decidir por confinar ou não. 2018 tem se apresentado como um ano desafiador aos confinadores, já que os custos da operação estão maiores do que do ano passado, exigindo cautela, planejamento e gerenciamento de riscos para a viabilidade da operação.

Leia Mais

Pecuária de leite:

Elevação no frete encarece os custos com correção do solo

A maioria dos solos brasileiros é ácido, o que dificulta a absorção de vários nutrientes pelas plantas. Um recurso para reverter esse quadro é a aplicação de calcário tanto na formação ou reforma, quanto na manutenção de pastagens. O efeito da calagem modifica o ambiente radicular da forrageira, fornece Ca e Mg e aumenta a disponibilidade e eficiência de absorção de macro e micronutrientes.

Leia Mais