Mercado Financeiro

ESTADOS UNIDOS: Ata do Fed sinaliza alta de juros na reunião de junho

Os membros do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve (Fed, o BC americano), em reunião no começo do maio, sinalizaram que devem subir a taxa básica de juros dos Estados Unidos


Publicado em: 25/05/2018 às 11:30hs

ESTADOS UNIDOS: Ata do Fed sinaliza alta de juros na reunião de junho

Os membros do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) do Federal Reserve (Fed, o BC americano), em reunião no começo do maio, sinalizaram que devem subir a taxa básica de juros dos Estados Unidos no encontro de junho e debateram como caracterizar uma estratégia de política monetária em evolução.

Outro passo - Se a economia tiver o desempenho esperado, "provavelmente seria apropriado que o comitê dê outro passo no aumento das taxas de juros", de acordo com a ata do encontro realizado em 1º e 2 de maio na primeira reunião presidida por Jerome Powell, em 21 de março, o Fomc decidiu aumentar em 0,25 ponto percentual os "fed funds", para a faixa de 1,5% a 1,75%.

Última reunião - Na última reunião, no início de maio, o Fed manteve o juro básico do país inalterado, mas projetou altas no futuro que podem levar a política monetária para um nível neutro, que nem estimula nem restringe o crescimento. Em março, os membros indicaram três altas de juros neste ano, incluindo a elevação naquele mês, mas ficaram igualmente divididos entre os que acreditam que o melhor eram três altas e os que viram quatro elevações no ano.

Questões - A ata formou duas questões importantes que moldarão a política monetária nos próximos anos. Primeiro, as autoridades devem determinar o cenário neutro para a taxa de juros, agora que esperam que a economia cresça mais rápido do que é sustentável no longo prazo. Depois disso, devem determinar quanto elevar os juros para acima do nível neutro para desacelerar o crescimento e evitar um superaquecimento da economia.

Continuidade - Na reunião de maio, as autoridades disseram que a continuação dos aumentos das taxas de juros poderia deixar a taxa de referência "dentro ou acima de suas estimativas de nível normal de longo prazo", segundo a ata.

Fonte: Portal Paraná Cooperativo

◄ Leia outras notícias