Olá, Visitante Entre Cadastre-se EAD

Portal do Agronegócio

Especialistas discutem implicações da internet das coisas na agricultura

Profissionais de diversas instituições vão compartilhar experiências e perspectivas no painel de especialistas "Internet das Coisas e suas implicações na agricultura digital", que será realizado na Embrapa Informática Agropecuária (Campinas, SP), em 6 de dezembro, das 8h30 às 17 horas. O evento ocorre no âmbito do Observatório de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Agricultura, vinculado ao Sistema de Inteligência Estratégica da Embrapa – Agropensa.

Após a abertura de Edson Luis Bolfe, coordenador de Inteligência Estratégica da Embrapa, e de Silvia Massruhá, chefe-geral da Embrapa Informática Agropecuária, dois painéis compostos por parceiros externos e convidados de empresas privadas discutirão o uso da Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things) no setor agrícola. O objetivo da programação é aprofundar os debates sobre o tema e prospectar tendências para o Observatório de TIC na Agricultura, além de possibilitar a articulação de novos projetos entre a Embrapa e os parceiros externos.

O primeiro painel, "IoT Transversal", contará com Pedro Maló, professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa; Alberto Paradisi, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD) e diretor de inovação do ÁgoraLab; e Fernando Giglio, líder em Desenvolvimento de Novos Negócios no Centro de Competências em IoT da IBM Brasil e América Latina.

Já "IoT na Agricultura" será formado por Nelson Ferreira, sócio e líder de estudos sobre agronegócio da McKinsey; Adamy Marlon, gerente de Engenharia em Agricultura de Precisão da John Deere; e André Salvador, diretor de Digital Farming na Bayer CropScience. Após cada painel, uma mesa-redonda será realizada para complementar as discussões. Além dos convidados externos, o público do evento inclui pesquisadores e analistas da Embrapa Informática Agropecuária, da Embrapa Instrumentação e da Secretaria de Inteligência e Macroestratégia.

Reconhecida como um fenômeno tecnológico em escala global, a IoT refere-se à tendência dos objetos e infraestruturas, desde câmeras e meios de transporte até máquinas industriais e sensores, estarem cada vez mais conectados à rede global de computadores, otimizando atividades em diversos setores. Na agricultura, uma das principais aplicações é o uso de sensores inteligentes, que podem compartilhar informações sobre temperatura, umidade do solo, precipitação, entre outros dados de importância para o plantio.

Imprensa:
Enviar matéria
Data de Publicação: 05/12/2016 às 18:50hs
Fonte: Embrapa Informática Agropecuária
◄ Leia outras notícias
Portal do Agronegócio © Copyright 2013 Portal do Agronegócio. Desenvolvido por: