Agricultura Familiar

Encontros de Famílias Rurais reúnem mais de 1.000 pessoas até março

Nesta sexta-feira (27), Araponga, na Zona da Mata, recebe o Encontro de Famílias Rurais, oferecido pelo SENAR MINAS e Sindicato de Produtores Rurais de Viçosa. Neste ano, cerca de 1.000 pessoas já participaram do evento em Coimbra, Dores do Turvo, Guaraciaba, Manhuaçu e São Miguel do Anta.


Publicado em: 30/03/2015 às 13:10hs

Encontros de Famílias Rurais reúnem mais de 1.000 pessoas até março

O objetivo é reunir pessoas das comunidades rurais para discutir Associativismo, Empreendedorismo, Meio Ambiente e Saúde entre outros temas, além de promover oficinas de artesanato e exposição de produtos confeccionados pela comunidade.

Em Araponga, o encontro será realizado no fechamento da Semana da Juventude em parceria com a Polícia Militar (PM) e a Prefeitura. O evento está previsto para ocorrer das 8h às 17h, no salão paroquial. Segundo a instrutora do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e uma das organizadoras do evento, cabo Adriana Medina da Penha, o principal tema a ser abordado é a violência. “Esperamos cerca de 300 participantes. No ano passado foram quase 160 pessoas”, afirmou.

Ao longo da Semana da Juventude, houve palestras e oficinas para alunos, na maioria do campo, sobre meio ambiente e segurança, com foco na prevenção.

Últimos encontros

O mais recente, dentro da área de abrangência do escritório regional de Viçosa, foi em Manhuaçu, durante o 19º Simpósio sobre Cafeicultura das Matas de Minas, em 18 de março, em conjunto com o Sindicato de Produtores Rurais. O 1º Encontro de Mulheres Cafeicultoras contou com a presença de cerca de 250 participantes nas palestras sobre a importância da mulher na cafeicultura, aspectos econômicos da cadeia de café e a organização das mulheres no mundo.

Antes, foi a vez de Dores do Turvo sediar o evento para cerca de 400 pessoas. Houve palestra sobre a participação econômica e social da mulher rural, além de teatro e oficina de alimentação saudável, com preparo de sucos e reaproveitamento de produtos. O encontro foi oferecido em parceria com o Sindicato de Trabalhadores Rurais de Cipotânea e teve apoio da Emater e da Prefeitura.

Já o Sindicato de Produtores de Viçosa foi parceiro na realização dos encontros em Coimbra e São Miguel do Anta, que reuniram cerca de 350 pessoas. Palestras sobre a determinação e a feminilidade e histórico da atuação da mulher no campo integraram a programação. Houve ainda sorteio de brindes, dinâmica e coroação da “Rainha do Encontro”.

Em São Miguel do Anta, história do trabalho doméstico, saúde da mulher e geração de rendas foram temas de palestras. Dinâmicas, apresentações culturais, sorteio de brindes, momentos de relaxamento e exposição de artesanato também fizeram parte do evento.

Em Guaraciaba, outras 350 pessoas participaram do encontro na comunidade da Penha, realizado em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais de Ponte Nova e a Prefeitura.

“Muitas mulheres participaram e pudemos ver a alegria de todas. O encontro é a oportunidade de discutirem temas pertinentes a elas. Elas contam que no evento não têm preocupações e ainda encontram outras pessoas. Além disso, têm acesso a informações que não teriam caso estivessem dentro de casa”, explicou a gerente regional do SENAR MINAS em Viçosa, Silvana Novais.