Olá, Visitante Entre Cadastre-se EAD

Portal do Agronegócio

Encontro técnico debate soluções para controle da broca-da-cana e qualidade da matéria-prima dos canaviais

Cerca de 100 profissionais do setor sucroenergético, ligados a usinas e a empresas fornecedoras de cana-de-açúcar, participaram na última quinta-feira, 24, do evento DuPont Altacor®, realizado na cidade de Ribeirão Preto. O encontro tecnológico debateu novas soluções voltadas ao controle da broca-da-cana e práticas agrícolas indicadas para elevar a qualidade da matéria-prima dos canaviais. Convidado da DuPont, o jornalista William Waack, da TV Globo, fez uma palestra sobre o panorama político-econômico nacional.

De acordo com o gerente de marketing da DuPont para cana-de-açúcar, engenheiro agrônomo Christian Menegatti, os principais destaques técnicos do encontro foram novas tecnologias para manejo da cultura, desenvolvidas por pesquisadores da empresa, que permitem controlar com eficiência à broca-da-cana, praga que mais tem causado prejuízos à cadeia produtiva.

Um dos trabalhos, explica o agrônomo, contempla a aplicação do inseticida de última geração Altacor® nas soqueiras da cana-de-açúcar, com a utilização de equipamentos de alta pressão. De acordo com Menegatti, o método já foi testado em diversas unidades produtoras de açúcar e etanol do Centro-Sul do Brasil, com resultados surpreendentes.

Outra inovação, em fase final de desenvolvimento pelos pesquisadores da empresa, é a aplicação de Altacor® nos viveiros de mudas pré brotadas (MPB). “A implantação do canavial é a fase da cultura que concentra os maiores investimentos por parte do agricultor - preparo de solo, nematicidas, fertilizantes, herbicidas, além da própria muda. No caso de mudas pré-brotadas, o custo ao produtor é ainda maior na comparação às mudas tradicionais. O inseticida Altacor® oferece proteção às MPBs contra as principais pragas na fase inicial de implantação do viveiro, proporcionando um melhor stand à cultura, livre de brocas. O produto resulta em mais mudas sadias por hectare”, ressalta Menegatti.

Menegatti assinala que o inseticida Altacor® constitui uma tecnologia de ponta, aplicada anualmente em mais de dois milhões de hectares da cultura da cana-de-açúcar. Segundo ele, o produto é seletivo a inimigos naturais da broca-da-cana, apresenta alta potência inseticida e proporciona prolongado período de controle da praga.

A agenda do encontro contou ainda com palestras proferidas pelos renomados consultores Leila Dinardo, Luiz Carlos Almeida e Jose Francisco Garcia que trataram do controle da broca e da importância da seletividade de inseticidas aos inimigos naturais de pragas. A equipe técnica da DuPont realizou também apresentações em torno da aplicação do maturador Curavial®, uma tecnologia que segundo a empresa melhora a qualidade da matéria-prima dos canaviais a serem colhidos no início e no final de safra.

De acordo com a DuPont, esse produto, presente no mercado brasileiro há cerca de 20 anos, é descrito como um maturador de crescimento vegetal ou gerenciador de colheita. Sua aplicação, diz a empresa, permite antecipar a colheita da cana-de-açúcar e aumentar o teor de sacarose da cultura.

Imprensa:
Enviar matéria
Data de Publicação: 01/09/2017 às 08:20hs
Fonte: Assessoria de Imprensa DuPont Brasil Proteção de Cultivos
◄ Leia outras notícias
Portal do Agronegócio © Copyright 2013 Portal do Agronegócio. Desenvolvido por: