Mercado Florestal

Encontro em São Paulo reúne investidores nacionais e internacionais e empreendedores do setor florestal e agroflorestal

Seis fundos de investimento conheceram projetos de produtores e empresas brasileiras que, somados, possibilitariam a restauração e reflorestamento de 17 mil hectares em seis estados diferentes


Publicado em: 16/08/2018 às 08:20hs

Encontro em São Paulo reúne investidores nacionais e internacionais e empreendedores do setor florestal e agroflorestal

Representantes de fundos de investimento brasileiros e internacionais e empreendedores do setor florestal e agroflorestal brasileiro se reuniram em São Paulo, em uma rodada de investimentos. O encontro, articulado pela Iniciativa 20x20 e WRI Brasil, tem como objetivo conectar projetos florestais no país e investidores como um primeiro passo para iniciar negociações que podem resultar em novos investimentos no setor florestal e agroflorestal do Brasil, contribuindo para o uma economia de baixo carbono e geração de renda e empregos de forma sustentável.

A rodada trouxe seis fundos de investimento para a mesa de negociação. São fundos que fazem parte de um grupo de parceiros-investidores que se comprometeu com a Iniciativa 20x20, uma parceria envolvendo 17 países latino-americanos para restaurar 20 milhões de hectares na América Latina até 2020. A Iniciativa já obteve compromissos de 50 milhões de hectares de países e iniciativas regionais e mobilizou cerca de US$ 2,6 bilhões, ainda não destinados, a projetos florestais e agroflorestais no continente. A reunião é um primeiro passo para trazer parte desses recursos para o Brasil.

“Nós esperamos que as conversas que hoje se iniciem possam dar início a eventuais investimentos em projetos florestais”, disse Walter Vergara, que lidera a Iniciativa 20x20, no início da reunião. “Queremos promover as medidas com melhor custo-benefício para ajudar no cumprimento dos compromissos assumidos pelo Brasil frente às mudanças climáticas”, completou.

A reunião atraiu empreendedores, empresários e produtores representando nove projetos de restauração e agroflorestal no Brasil. Juntos, esses projetos somam 17 mil hectares passíveis de ser restaurados e produzir produtos madeireiros e não-madeireiros e serviços ambientais, em projetos espalhados em seis estados diferentes: São Paulo, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia e Goiás. São propostas de fazer plantio com espécies nativas e exóticas e sistema agroflorestal, sistema integração lavoura-pecuária-floresta, entre outros.

Os projetos passaram por uma análise preliminar da equipe do WRI Brasil, por meio do projeto VERENA - Valorização Econômica do Reflorestamento com Espécies Nativas -, que busca demonstrar a viabilidade econômica do reflorestamento com espécies nativas e consórcios que farão com que produtores possam restaurar áreas degradadas e de baixa aptidão agrícola, assim como seus passivos na Reserva Legal e assim conseguir retornos financeiros. “A rodada de investimentos é importante porque mostra que o Brasil tem projetos florestais que são viáveis economicamente”, diz Alan Batista, analista de investimento do WRI Brasil.

A rodada de investimentos recebeu o apoio das Secretarias de Meio Ambiente dos estados de São Paulo, Espírito Santo e Mato Grosso, além da participação de representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e do BNDES.

Fonte: AViV Comunicação

◄ Leia outras notícias