Olá, Visitante Entre Cadastre-se EAD

Portal do Agronegócio

Empoderamento de mulheres rurais é tema de projeto premiado em Congresso Internacional

Participar integralmente de todos os setores da economia e em todos os níveis da atividade econômica. A definição da Organização das Nações Unidas (ONU) para a expressão “empoderamento feminino” está sendo aplicada em Conceição dos Ouros, no Sul de Minas, por meio de um projeto desenvolvido pela Emater-MG em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifsuldeminas), Associação de Produtores Rurais e Agroindústria de Conceição dos Ouros e Prefeitura Municipal. A ação foi premiada no Congresso Internacional de Alimentação Escolar, promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), no início deste mês, em Brasília.

O projeto “Empoderamento das Mulheres Rurais de Conceição dos Ouros – MG: organização, desenvolvimento de produtos e acesso ao PNAE foi selecionado para participar do congresso depois de ter sido premiado no concurso "Boas práticas de agricultura familiar para a alimentação escolar". A coordenadora técnica de Bem Estar Social da Unidade Regional da Emater-MG em Guaxupé, Aline Oliveira Guidis Kielblock, uma das responsáveis pela criação e execução do projeto, explica que dos 500 projetos inscritos, apenas 25 foram selecionados no concurso e apenas cinco, incluindo o de Conceição dos Ouros, foram apresentados oralmente. “ Este é um trabalho realizado com boas parcerias em prol de um bem comum que é o acesso a mercados e a melhoria da qualidade de vida das mulheres rurais. É muito gratificante ter um trabalho premiado pelo FNDE, isso aumenta nossa responsabilidade, mas o mais importante é saber que a Emater pode articular boas ações para empoderar as mulheres e mudar a vida das famílias rurais”, avalia. O projeto também foi idealizado pela servidora do Ifsuldeminas Aloísia Hirata que destacou a importância do reconhecimento do trabalho e da parceria com a Emater-MG para o desenvolvimento de projetos de extensão que podem melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas.

Organização

O projeto “Empoderamento das Mulheres Rurais de Conceição dos Ouros – MG: organização, desenvolvimento de produtos e acesso ao PNAE está sendo desenvolvido no grupo “Quitandas de Ouro” formado por agricultoras familiares de Conceição dos Ouros.

O objetivo da ação é promover a organização das mulheres rurais para fabricação de quitandas de polvilho e mandioca, valorizando suas habilidades e competências, promovendo o resgate da cultura alimentar; a segurança alimentar; a integração das famílias rurais e o fortalecimento da economia local, além do acesso de mulheres da zona rural ao mercado por meio de políticas públicas. A ideia é que as escolas interessadas aumentem a compra de produtos diretamente da agricultura familiar utilizando os recursos repassados pelo FNDE possibilitando, com isso, a oferta de produtos com mais qualidade nutricional aos alunos.

Na primeira etapa foi realizado, pela Emater-MG, um diagnóstico com informações sobre quais produtos as mulheres sabiam fazer e com quem haviam aprendido. A próxima fase foi organizá-las em um grupo de interesse e capacitá-las para produzir tanto as quitandas tradicionais quanto as enriquecidas com hortaliças como beterraba, cenoura, ora-pro-nobis e inhame. A empresa também vem promovendo todo o apoio na gestão e fortalecimento do grupo “Quitanda de Ouros”, trabalho que continua sendo executado com expectativa de diversificar a produção para a conquista de novos mercados.

O projeto “Empoderamento das Mulheres Rurais de Conceição dos Ouros – MG: organização, desenvolvimento de produtos e acesso ao PNAE foi publicado no Caderno de Boas Práticas do FNDE e FAO. Para conhecer o projeto, basta acessar o site: www.fnde.gov.br

Imprensa:
Enviar matéria
Data de Publicação: 08/11/2017 às 08:00hs
Fonte: Emater-MG
◄ Leia outras notícias
Portal do Agronegócio © Copyright 2013 Portal do Agronegócio. Desenvolvido por: