Biotecnologia

Embrapa promove workshop sobre ciências ômicas aplicadas ao agronegócio

Inscrições estão abertas até o dia 05/06/2017


Publicado em: 31/05/2017 às 10:00hs

Embrapa promove workshop sobre ciências ômicas aplicadas ao agronegócio

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia promove nos dias 12 e 13 de junho de 2017 o WORKSHOP – CIÊNCIAS ÔMICAS APLICADAS AO AGRONEGÓCIO. O evento destina-se a profissionais e estudantes de pós-graduação das áreas de ciências biológicas, agronomia, biotecnologia e áreas afins. O objetivo é atualizar os conhecimentos dos participantes em técnicas utilizadas para integrar e validar dados obtidos por técnicas transcriptômicas e proteômicas e apresentar os resultados das pesquisas em andamento.

Transcriptômica e Proteômica são duas palavras-chaves utilizadas na Biologia do novo milênio. Nessas abordagens, ao invés de analisar os genes e as proteínas individualmente, o objetivo passa a ser conhecer o conjunto de todos os genes e proteínas de um organismo expresso em determinada condição biológica. As coordenadoras técnicas do curso, as pesquisadoras Angela Mehta e Simone Ribeiro, explicam que serão apresentadas as técnicas clássicas de prospecção e validação de dados, além de recentes abordagens como CRISPR/Cas.

As palestras terão o seguinte conteúdo: Transcriptômica; Proteômica; Bioinformatica; Espectrometria de massa; Validação gênica.

As palestras serão ministradas por pesquisadores da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, professores da UnB e estudantes de pós-graduação que estão trabalhando no tema. O workshop contará com a colaboração do professor da Universidade de Córdoba (Espanha) Jesus Jorrín Novo, Pesquisador Visitante Especial do CNPq (PVE) em projeto liderado pela pesquisadora Angela Mehta.

O workshop é gratuito e tem carga horária de 14 horas. As palestras serão ministradas na Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, na segunda e terça-feira (12 e 13/06), de 8h30h às 12h15 e de 14 às 17h15. Há 40 vagas disponíveis e a inscrição será feita por meio da ficha disponível no link abaixo, que deverá ser preenchida e enviada para o e-mail cenargen.cursos@embrapa.br até o dia 05/06/2017.

Os interessados podem conferir o edital de abertura do curso e as fichas de inscrição no endereço.

Fonte: Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia

◄ Leia outras notícias