Mercado Financeiro

Dólar segue exterior e cai, ainda rondando os R$ 3,70

Às 9:51, o dólar recuava 0,28 por cento, a 3,7033 reais na venda, depois de subir 0,17 por cento na véspera. O dólar futuro tinha queda de 0,70 por cento


Publicado em: 14/06/2018 às 10:40hs

Dólar segue exterior e cai, ainda rondando os R$ 3,70

O dólar operava em baixa e rondando o patamar de 3,70 reais nesta quinta-feira, acompanhando a trajetória da moeda norte-americana ante outras divisas no exterior, e após a decisão do Banco Central Europeu (BCE) de anunciar que vai acabar com seu programa de compras de títulos.

Às 9:51, o dólar recuava 0,28 por cento, a 3,7033 reais na venda, depois de subir 0,17 por cento na véspera. O dólar futuro tinha queda de 0,70 por cento.

"O anúncio do BCE de que vai encerrar suas compras de ativos é provavelmente um pouco mais ousado do que os mercados esperavam, mas isso é temperado pela promessa do BCE de manter as taxas de juros por mais de um ano", escreveu a economista-chefe da empresa de pesquisas macroeconômicas Capital Economics (CE) para Europa, Jennifer McKeown.

O BCE decidiu nessa manhã encerrar o programa de compra de títulos de 2,55 trilhões de euros no final do ano e informou que os juros permaneceriam inalterados até o verão de 2019 (no hemisfério Norte).

De outubro a dezembro, o BCE planeja comprar 15 bilhões de euros em títulos por mês e fechar o esquema no fim de 2018.

A decisão do banco europeu vem um dia depois de o Federal Reserve, banco central norte-americano, ter anunciado que pretende elevar os juros quatro vezes neste ano, ambas decisões com implicações sobre o fluxo global de recursos e impacto sobre países emergentes, como o Brasil.

"Preocuparia o mercado se o BCE antecipasse o fim dos estímulos. Por enquanto, caiu bem a decisão", comentou o diretor de operações da corretora Mirae, Pablo Spyer.

No exterior, o dólar recuava frente a algumas moedas de países emergentes, como os pesos chileno e mexicano.

A continuidade da atuação discricionária do Banco Central brasileiro no mercado também contribuía para a queda do dólar frente ao real, já que a autoridade monetária pode entrar a qualquer momento. No fim da semana passada, o BC informou que injetaria 20 bilhões de dólares até esta sexta-feira por meio de swaps cambiais; até agora, foram 13 bilhões de dólares deste total.

Para esta sessão, por ora, o BC só anunciou a oferta de até 8.800 swaps cambiais tradicionais, equivalentes à venda futura de dólares, para a rolagem do vencimento de julho.

Fonte: Reuters

◄ Leia outras notícias