Agricultura Familiar

Divulgada a lista com os produtos com desconto no Pronaf para novembro

O produto com maior bônus este mês é o feijão caupi, seguido do babaçu


Publicado em: 09/11/2017 às 19:20hs

Divulgada a lista com os produtos com desconto no Pronaf para novembro

A lista de culturas amparadas pelo Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) com direito a desconto em financiamento do governo federal em novembro foi publicada nesta quarta-feira (8), no Diário Oficial da União (DOU). O produto com maior bônus este mês é o feijão caupi, seguido do babaçu.

Quando o valor de mercado de algum dos produtos contemplados pela PGPAF fica abaixo do preço de garantia, o governo federal concede um bônus que deve ser utilizado como desconto no pagamento de parcelas do financiamento no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Além de feijão caupi e babaçu, os produtos que ficaram abaixo do preço mínimo em outubro e que por isso terão direito ao benefício neste mês são: arroz, babaçu, banana, batata, cacau, cará/inhame, feijão caupi, mamona em baga, manga, maracujá, mel, milho, carnaúba, sorgo, tomate, trigo e triticale.

Os bônus são calculados mensalmente pela Conab, a partir de pesquisa de preços de mercado, encaminhados para a Secretaria Especial da Agricultura Familiar e Desenvolvimento Agrário (Sead) e publicados no Diário Oficial da União. Os valores calculados para o mês de novembro entram em vigor nesta sexta-feira (10) e valem até o dia 9 de dezembro.

Acesse aqui a Portaria Nº 626, com informações detalhadas sobre o bônus de novembro.